Ingratidão dos Filhos e dos Netos.
Ontem pela manhã (dia 13.11.11 - 08:00/09:00 horas); estive em um centro espírita na cidade de Recife; do qual faço parte na condição de trabalhador da casa.
Juntamente com outros colegas, assistíamos uma palestra, em preparação aos trabalhos da campanha do quilo. O palestrante, um colega nosso, nos trazia várias informações, extraídas do Evangelho Segundo o Espiritismo. O evangelho de Jesus é um só, é único; as pessoas é que fazem a interpretação a sua maneira, a seu interesse, conforme lhe apraz.
Pois bem, quase que no fim dos trabalhos; o palestrante nos relatou sobre um filho; o qual, quem sabe, seus motivos; talvez incomodado com a velhice da própria mãe; a qual, deve ter dedicado toda sua juventude e vigor para criar e educar este filho. Agora, na velhice. Quando não tinha mais energia para servir ao filho; a maneira que este queria, e na sua concepção, tendo-a como inútil, dentro do seu projeto de vida. Descartou a própria mãe do seu relacionamento e convívio. Tirando-a dos seus planos futuro.
É o que se conclui, em razão da atitude e comportamento deste filho, para com sua mãe. Uma vez que, este filho, aproveitando um local no fundo da casa, onde morava o seu cachorro. Reformou este local e lá instalou uma cama, onde alojou sua mãe.
Um colega nosso, tendo ido visitar este filho; percebeu o fato e questionou quanto as instalações e o isolamento desta mãe, distante do convívio dos demais familiares; ao que recebeu como resposta: Duas vezes por dia, eu venho visitá-la. Como se isto fosse tudo, para quem lhe criou e educou com respeito e dignidade.
Para concluir a história macabra, este nosso colega convenceu o filho ingrato, a levar sua mãe para um abrigo; tendo sugerido a nossa instituição; a qual, cuida de vovozinhas.
Perguntado a mãe do filho ingrato como estava passando, se estava tudo bem com ela, naquela instituição; a mãe do filho ingrato respondeu: Eu estou no céu!
Que as pessoas respeitem os idosos. Independentemente de ser seus ente queridos ou não. Todos, merecem o nosso respeito, os nossos cuidados, o nosso amor, carinho e abnegação. As pessoas idosas têm muito que nos dá. Eles representam um poço de experiência de vida, têm muito que nos ensinar. Suas histórias desperta curiosidade nos netinhos, embala os seus sonhos para quando a idade adulta.
Quantas noites de sono, os pais, os avós passaram, para socorrer e cuidar dos seus filhos e netos.
Quantas festas, quantos eventos os pais e os avós, renunciaram para ficar cuidando e zelando pelos filhos e netos.
Quantas "coisas" deixaram de ser comprada para os pais e para os avós; apenas, para comprar um objeto de satisfação dos filhos e dos netos.
Os pais e os avós, se dedicam tanto aos filhos e aos netos que, chegam a doar sua liberdade e sua juventude, para cuidar dos filhos e dos netos. Para que cresçam não apenas com saúde; mais educado e disciplinado, para que no futuro seja um homem de bem.
Maltratar idoso é crime na forma da lei. Que estas pessoas, como este filho ingrato, se lembrem que amanhã eles também serão idosos e seus filhos irão dar o troco; pois, estão aprendendo com eles, como tratar os idosos. Farão com eles, o que eles estão fazendo com seus pais e seus avós. É a Lei do Retorno. Para cada ação, corresponde uma reação.
Muita Paz!
E. Valentin
edivaldovalentin59@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário