Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CRÍTICAS, ELOGIOS E COMENTÁRIOS - 2

        A Caminhada Pela Paz!


        Neste domingo, 27 de novembro de 2.011, aqui no Recife haverá a caminhada pela paz.  Milhares de pessoas estarão se encontrando no Bairro de Boa Viagem, pela tarde, em Recife, para juntos realizarem um ato público em favor da paz.

        Este encontro, é de conotação ecumênica; uma vez que, não importa a denominação evangélica, ou se por ventura, alguém não tiver uma religião definida. Ali estarão presentes, reunidos  em favor da paz, os católicos, os protestantes (evangélicos), os espíritas kardecistas, os espíritas umbandistas, os budistas, ...

        Este evento, acontece uma vez por ano, sempre no último domingo do mês de novembro e já faz parte do calendário municipal do Recife.

        O evento em tela, conta com a participação de vários artistas regionais; os quais, cantam músicas enaltecendo a paz.  O povo participa caminhando atrás dos trios elétricos e cantando as músicas. Várias personagens da sociedade pernambucana participam deste evento. A paz é para todos, sem distinção.

        Este evento, deveria ser expandido para todo o estado de Pernambuco. Quem sabe, através da Secretaria de Turismo; a qual, elaboraria um calendário, uma agenda, de acordo com a adesão das cidades do interior pernambucano e assim, seria aproveitado os 52 (cinquenta e dois ) domingos do ano. Para cada determinado domingo, duas ou três cidades, do interior pernambucano, realizaria a caminhada pela paz.

        A paz, não deve ser lembrada apenas nestes eventos. A paz, deve fazer parte das nossas vidas, cotidianamente.  Devemos fazer da paz, um hábito, em nosso dia a dia.

        Infelizmente, existem dezenas de pessoas; as quais, vivenciam a paz, apenas nestes eventos.  E ao chegarem em suas casas, já chegam chutando o cachorro e discutindo com a esposa e os filhos.  Outras dezenas de pessoas que, se quer, vivenciam a paz neste eventos.  Para elas, sua vida é um inferno, porque elas querem assim.  Não "dão" sossego nem a elas mesmas e nem aos outros (outras pessoas).

        Uma colega nossa, nos dizia que, muitas pessoas ao chegarem as suas igrejas, deixava os seus tridentes atrás das portas e quando se encerrava o culto, a missa ou a palestra, passava atrás da porta, pegava o seu tridente e retornava para sua casa.  Para dar continuidade a sua vida de desequilíbrio junto aos seus entes queridos. Pode?

        A paz não se compra por quilo, ou por litro, ou por metro. Aliás, a paz não se compra.  Ela está dentro de cada um de nós.  Em nossos corações, é só deixá-la aflorar.

        Não adianta acompanhar vários movimentos pela paz e após,  fazer tudo errado.  É necessário que as pessoas, se esforcem, para doar o seu melhor a sociedade. O seu melhor a se mesmo.  A violência, só gera violência.

        Há  2.011 anos, Jesus Cristo passou aqui na Terra e nos ensinou o caminho da felicidade; mas, nós insistimos em fazer tudo errado.  Insistimos em sermos infelizes.  Ser feliz ou infeliz, depende de cada um de nós.  É uma opção de cada pessoa.

        Se alguém esqueceu os ensinamentos de Jesus, que nos leva a felicidade, eu aproveito o ensejo para aqui lembrar: "Amai a Deus sobre todas as coisas",   e "Amai ao próximo, como a se mesmo".

        Você vai amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a se mesmo, perdoando as pessoas.  Renunciando.  Sendo caridoso.  Sendo paciente, tolerante.  Ouvindo mais e falando menos.  Sendo fraterno e solidário.  Amando as pessoas como filho de Deus, irmãos em Cristo.  Respeitando sua vida e a dos outros.  Respeitando a natureza e o meio ambiente.  Sendo justo com tudo e com todos.

        Praticando tudo isto, o mundo será bem melhor.

        E não cabe aqui, dizer que tudo isto é difícil de praticar; uma vez que, cada um de nós, já perdoamos. Já fizemos caridade. Já fomos pacientes, tolerantes. Algum dia, já renunciamos a algo ou a alguma coisa. Já amamos alguém. Já fomos solidário, fraterno, ...

        Portanto, nada disto é difícil; o que nos falta fazer é de tudo isto, um hábito.  Uma rotina, um roteiro de vida.  É preciso que as pessoas queiram mudar.  Buscar a paz.  É preciso que as pessoas, tenham vontade.  A paz está dentro de cada um de nós.  Está no nosso interior, em nossos corações. Deixe-a aflorar.

        Devemos ser bom.  Devemos amar.  Quem ama não adoece.  A doença aparece em nosso corpo, quando estamos magoado, odiando; quando não perdoamos, ...  Aí a doença se apresenta.

        Vamos fazer do momento de paz, vivenciado durante a caminhada pela paz; um hábito em nossas vidas!  Só depende de nós. Basta que procuremos a paz, um dia de cada vez.
        Hoje, eu vou ser bom, paciente, tolerante, fraterno, caridoso. Vou perdoar, renunciar,... Só por hoje.
        No outro dia você repete, tudo de bom que fez no dia anterior e assim, sucessivamente, ...
        Manifeste a paz que existe dentro de você! Conclame, convide, seus familiares, amigos, colegas, para praticar este roteiro de vida.  Faça um mundo melhor, ...

        Muita Paz!

        E. Valentin

        edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário