Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CRÍTICAS, ELÓGIOS E COMENTÁRIOS - 3

        A Caminhada Pela Paz!



        Realizou-se no último domingo de novembro de 2.011; precisamente no dia 27.11.11 às 17: 30 horas, aproximadamente, a caminhada pela PAZ.

        Nos primeiros anos, seguintes a sua criação; a Caminhada Pela Paz aglomerava milhares de pessoas.  Era comum, verificarmos a presença nas ruas de mais de 10.000 (dez mil) pessoas. Vestindo roupas brancas, alusivas ao evento, acompanhando o Trio Elétrico principal, orando e cantando músicas que falam sobre a paz.  A infra-estrutura aqui no Recife, contava com os nobres e brilhantes colegas Nando Cordel e Adail; os quais, faziam uma grande divulgação do aludido evento, em várias instituições religiosas. Era um movimento ecumênico. Na Av. Boa Viagem, quando do evento, nós encontravamos, católicos, evangélicos (protestantes), espíritas kardecisatas, espíritas ubandistas, ... Todos imbuidos de um só propósito, buscarem e divulgarem a paz! Porém, por motivos que desconhecemos, estes dois colegas, não mais participam do movimento pela paz. E salvo melhor juízo, estes dois colegas estão fazendo falta, na montagem da infra-estrutura desta caminhada.  O que temos observado, é a cada ano, cada vez mais, a diminuição do número de pessoas participantes.

        Esta caminhada - 2011; com todo respeito, foi a mais fraca de todas. Pouco menos de 2.000 (duas mil) pessoas participaram do evento.  E para piorar a situação. No mesmo dia da caminhada e no mesmo horário; que estava previsto para se iniciar a caminhada; houve a carreata do Sport Club do Recife; uma homenagem muita justa, de sua torcida ao elenco de jogadores e comissão técnica; os quais, classificaram o Sport, para a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

        Esta carreata, tirou centenas de pessoas, rubro-negra que optaram por comemorar a conquista leonina.  Além de que, na Avenida Boa Viagem, a maior presença era da gloriosa Torcida Rubro Negra, em festa.  E o pessoal da Caminhada Pela Paz, teve que esperar que os rubro negros passassem. Com isto, houve um certo atraso no início da caminhada pela paz.

        Verificamos as ausências dos cantores Santana, Elba Ramalho, Nando Cordel, Cristina Amaral entre outros, que sempre participavam. Mas, os cantores e artistas que se apresentaram, deram um grande brilho ao evento, entre eles, o sanfoneiro Cezinha.

        É necessário que os dirigentes do movimento pela paz em Recife e Pernambuco, aglomerem em torno de se, outros colegas, para auxiliarem na implantação de uma nova e melhor infra-estrutura.  Que comecem bem mais cedo, o planejamento da próxima caminhada pela paz.  Aliás, a campanha pela paz, deve ser efetuada durante todo o ano.  Dia a dia.  As pessoas devem ser influenciadas, para buscarem a paz, que existe dentro de cada uma delas. A paz no Recife, em Pernambuco, no Brasil e no Mundo; só depende de nós. A paz está viva, latente, em nossos corações, da mesma maneira que a violência.  Mas, milhares de pessoas, preferem deixar manifestar dentro delas, a violência.  E a mídia local, nacional e internacional; com todo respeito, dão enfase a estes eventos violentos: Escândalos financeiros, mortes, assaltos, tragédias naturais, ...

        Na segunda feira, dia 28.11.11, procurei notícias na mídia local, sobre a Caminhada Pela Paz, realizada no último domingo.  Pois bem, pouca "coisa" ou quase nada encontrei.  Nos jornais, encontrei notícias de "canto de página".  Uma vergonha, a falta de empenho da mídia local e nacional, para divulgar o movimento pela paz.

        O que não presta, a violência dá mais ibope e consequentemente mais lucro financeiro aos empresários na área televisiva, radiofônica, ... Jornais e revistas vendem muito mais, explorando a miséria do povo. A capa das revistas e dos jornais, quanto mais notícias de derramamento de sangue, mais chama a atenção das pessoas afins deste tipo de notícias.  E são milhares.  E os empresários vendem e vendem.

        É preciso que os empresários na área da comunicação; também, façam a sua parte.  Divulgando a busca incessante de poucos, pela paz na sociedade.  Sabemos que, a paz é o resultado do estado da alma de cada um de nós.  Eduque o povo. Construa escolas e faculdades para todos.  Qualifique estas pessoas. Preparem estas pessoas para disputar uma vaga no mercado de trabalho com igualdade de condições. Dividam e distribuam melhor a renda. Evangelizem nossas crianças hoje e daqui hà 20 (vinte) anos, teremos uma geração bem melhor.

       A busca pela paz não é uma obrigação. Mas, é um dever de todos.  Cada um de nós, devemos buscá-la. Pessoas comuns.  Autoridades constituidas. Políticos.  Ministros. Executivos.  Empresários, ... Todos. Todos.Todos.  Porque a quem muito foi dado, muito será cobrado.  Não pensem vocês, detentores de cargos públicos importantes, detentores de fortunas, ... Que tudo que possuem foi ou é, obra do acaso. Muito pelo contrário; o que vocês  possuem, é para de alguma forma contribuir pela melhor qualidade de vida do povo.  A paz que nós clamamos, para a humanidade, passa por tudo isto.

        Vou aqui, criar um caso hipotético:  Já pensou, alguém que teve tudo do bom e do melhor aqui no Recife. Muito dinheiro, uma fortuna. Um outro, investido em um cargo público de grande relevância. Como autoridade, podia ter feito muita "coisa" pelo povo, mas não o fêz. De repente, estas pessoas "morrem".  E lá chegando, no plano espiritual, se apresentam ao seu mentor espiritual.  E este pergunta a estas pessoas: Vocês vem de onde. Um deles responde: Eu venho do Recife. E o mentor volta a perguntar: Como era ou é a vida das pessoas por lá.  De uma forma geral.  Como vivem a maioria das pessoas por lá? E uma destas pessoas responde:  Muita fome. Violência. Miséria, ... E o mentor volta a perguntar: Quem foi você lá na cidade do Recife?  E um deles responde: Um grande político, tive muito poder nas mãos. Foram vários mandatos, eleitos pelo povo.  Um outro responde: Fui um grande empresário, juntei muiuto dinheiro. Fíz várias aplicações financeiras e fiquei cada vez mais rico. O Mentor perguntou ao terceiro homem: E você?  Eu. É. Bem.  Eu comandei aquele povo. Fui eleito para isto. Fui prefeito, governador, deputado, ...

         E o que é que vocês fizeram em favor do povo; para tirá-lo da miséria, da fome, da violência, ... ?

        Todos ficaram em silêncio.  E o mentor insistiu.  Vamos, respondam. Vocês tiveram todas as condições necessárias, para ajudarem o povo a terem uma vida melhor. E o que é que fizeram para melhorar a qualidade de vida deste povo?  Silêncio de novo.

        Mas você me disse que juntou fortuna.  Por que não instalou empresas para gerar emprego para o povo?  Silêncio.

        Você me falou que teve vários mandatos políticos, eleito pelo povo. Para cuidar deste povo. E você não fez nada por este povo?  Silêncio.

        Você me disse, que foi eleito prefeito, governador, pelo povo.  Para liderar e comandar este povo.  Dê conta deste povo. O que você fez com este povo que lhe confiou suas vidas?  Silêncio.

        Pois é, cada um de nós, vamos prestar contas a Deus. Do que fizemos e do que deixamos de fazer.  A paz deste povo, passa por uma melhor infra-estrutura da sociedade brasileira. Todos nós somos responsáveis.  Mas, a quem muito foi dado, muito será cobrado. Portanto, políticos, ministros, prefeitos, governadores, empresários, ... Que muito receberam.  Muito terão que fazer pelo povo brasileiro. Não existe juizo final.  Existe reencarnação.  E todos que não cumpriram com o que combinaram com os Espíritos Superiores, em construirem, em favor do povo brasileiro.  Responderão nas próximas reencarnações, por seus atos, negligências, desmandos e omissões. Ainda há tempo, de fazerem melhor pelo povo brasileiro. Apaz deste povo, passa por uma melhor qualidade de vida.

        Muita Paz!

        E. Valentin.

        edivaldovalentin59@hotmail.com      

Nenhum comentário:

Postar um comentário