Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TÓPICOS EDUCATIVOS - 2

          Mudança  de  Hábito


     Através da coluna Mensagens de Paz, Amor e Esperança; apresentamos algumas mensagens que se adequam, a cada momento vivenciado pelas pessoas de forma distinta.

     Não basta apenas ler as mensagens.  É necessário ler e fazer uma reflexão.  Senti-la na mente e no coração.  É necessário entender e atender ao apelo da mensagem.

     Cada uma destas mensagens, reflete um momento.  Um problema vivenciado por alguém.  Nela está contido um ensinamento.  Uma solução, uma saída para um problema que, se apresentava como de difícil solução.

     O objetivo destas mensagens é auxiliar as pessoas a superarem suas dificuldades.  Devolver a estas pessoas a paz interior.  A harmonia.  A certeza de dias melhores. A meta maior deste blog é melhorar a qualidade de vida da humanidade.  A  melhor qualidade de vida, passa pela paz espiritual, pela harmonia no lar, no trabalho, onde quer que você possa ir ou estar.

     Não se engane, nem sempre quem tem um grande patrimônio material é ou está feliz.  Qualidade de vida, necessariamente, não quer dizer comer bem, vestir bem, frequentar ambientes caros e finos, possuir carro de luxo. Ter avião, barco, fazenda, ...

     Muitas pessoas; as quais, possuem uma conta bancária milionária, possuem carro de luxo, avião, barco, fazenda, ... Não são felizes. A qualidade de vida destas pessoas é pontuada por transtornos, tragédias, pertubações, decepções, abalos moral, ...

     Quantas famílias que detém um grande poder material e não tem uma boa qualidade de vida.  Não são felizes.  É que apesar da fortuna, naquela família tem um filho desajustado por força do consumo de drogas e por força disto, acarreta  sérios problemas.  Outra família tem um parente acometido de doença incurável.  Aquela outra família tem um filho que, pratica assalto, rouba, ...  Quer dizer a fortuna não representa felicidade.  A qualidade de vida destas famílias, com todo respeito, é péssima!

     Enquanto isto, várias outras famílias; as quais, não possuem um grande patrimônio material, são felizes.  Sua qualidade de vida é boa, é considerável.   Fruto do patrimônio moral.  Resultado do seu comportamento no dia a dia.

     A felicidade e a boa qualidade de vida das pessoas, passa necessariamente, pela mudança de hábito.

     Esta coluna Mensagens de Paz, Amor e Esperança, convoca as pessoas, apela para as pessoas efetuarem em suas vidas uma mudança de hábito.  Não basta apenas ler as mensagens.  Achando-as bastante bonitinhas e interessantes.  É necessário ler, reler, entender e fazer uma reflexão.  E a partir dai, colocar em prática todos estes ensinamentos.

     Jesus Cristo de Nazaré, quando por aqui passou investido em um "corpo carnal", há aproximadamente 2.011 anos passados; nos ensinou a formula da felicidade. Jesus após ter enviado vários profetas para levar ao humanidade a boa nova; ainda mesmo assim,  o povo, a humanidade não  corresponderam.  "Ele", Jesus, resolveu vir pessoalmente; apenas para isto; para ensinar a humanidade a formula da felicidade.  Pois bem, ainda assim, passados todos estes anos; poucos, atenderam ao seu chamado.  Quer dizer, muitos foram chamados e poucos foram escolhidos, após aceitarem a mudança de hábito.

     O objetivo da coluna Mensagens de Paz, Amor e Esperança, é convocar você para fazer mudança em seu hábito de viver, em seu costume, em seu comportamento.

     Segundo Jesus, a formula da felicidade é a prática do perdão.  Ninguém pode viver eternamente com mágoa de alguém.  Com rancor, raivoso, mau humorado.  Isto só acarreta doença e leva a morte mais rápido.  Devemos perdoar as pessoas que nos prejudicaram, da mesma forma que gostaríamos que as pessoas nos perdoassem.  É fácil pedir perdão a Deus, mas, quando é a nossa vez de perdoar. Pense em uma dificuldade, em ressentimento!  Devemos perdoar sem impor condições a quem se está perdoando.

     Devemos ser pacientes, tolerantes com as pessoas.  Devemos ouvir mais e falar menos.

     A quem muito foi dado, muito será cobrado.  Isto, está no Evangelho de Jesus.  Quem recebeu mais, tem que retribuir a quem recebeu menos, quer em educação, em conhecimento ou em bens materiais.

     Não podemos ignorar as necessidades dos nossos irmãos.  Quem tem muito, doa muito.  Quem tem pouco doa pouco e quem não tem nada, pelo menos se disponha a pedir a Deus por aquele irmão.

     Não existe ninguém tão pobre que não tenha nada para doar e ninguém tão rico que, não precise de algo receber.  Está no Evangelho de Jesus, em qualquer religião:  "Fora da caridade não há salvação".

     Devemos ser caridosos, fraternos, solidários.  Olhar para as pessoas e ver nelas um irmão em Cristo.  Esta é a formula da felicidade.  Tem pessoas que negam um bom dia, um boa tarde, um boa noite, a uma pessoa na rua.   Quanto custa dar um bom dia a uma pessoa na rua?  Pessoas que exercem função humilde, como um coveiro, um gari, ... são ignoradas por milhares de pessoas nas ruas.  Pode?  Estas pessoas esquecem que o Governador da Terra - Jesus Cristo de Nazaré exerceu a função de carpinteiro quando por aqui passou, há aproximadamente 2011 anos passados. Você trata bem as pessoas?  Faça uma reflexão e veja como está o seu relacionamento com seus filhos, filhas, esposo, esposa, com seus pais, com seus avós.  Você já disse para eles o quanto você os ama.  Eles sabem da importância deles em sua vida?  Se você tem auxiliares, empregados, como você os tem tratados? Com respeito e dignidade ou os tem constrangido e humilhado?

     Estamos aqui, através destas mensagens, convocando as pessoas para mudarem seus hábitos, se adequando aos ensinamentos de Jesus Cristo de Nazaré.  A formula da felicidade é esta:  Perdoar sempre, na mesma proporção que você gostaria de ser perdoado por Deus, Jesus e as pessoas.  Ser caridoso, ajudar as pessoas na forma proporcional as suas possibilidades financeiras.  Não vale doar aquilo que não presta, aquilo que você já ia jogar no lixo por está imprestável.

     Seja paciente, tolerante, conceda oportunidades as pessoas.  Todos, têm o direito de se defender.  Ainda que tenham culpa, cabe o perdão sem imposição de condições.  Pedro perguntou a Jesus:  Senhor perdoarei quantas vezes.  Sete vezes?  E Jesus respondeu:  Pedro perdoarás setenta vezes sete vezes.  E Pedro nos pareceu achar muito.  A que Jesus acrescentou.  Pedro, perdoarás setenta vezes sete vezes, cada falta.  Isto é, perdoa sempre; pois, era assim que gostarias que fizessem em teu favor.

     Procura escultar mais e falar menos.  Praticas o Evangelho no Lar com teus familiares.  Família que ora unida, permanece unida para sempre.

     Respeita a todos, aos ricos e aos pobres.  Respeita a quem tem uma profissão elitizada, de grandeza; da mesma forma que as pessoas que exercem funções simples, humildes. Todos são importantes a maneira que desenvolvem suas atividades, com respeito, carinho, amor, disciplina e dignidade.  Ninguém vive sem um médico, sem um advogado, um engenheiro, um magistrado.  Da mesma maneira que, a sociedade não sobrevive sem a presença de um coveiro no cemitério e de um gari nas ruas.  Todos são importantes.  São filhos de Deus, refletem a imagem Divina. São espíritos em evolução, a caminho da perfeição.

     Nada que consta aqui é difícil de ser praticado.  Todos nós um dia já perdoamos.  Já fomos fraternos, solidários, pacientes, tolerantes.  Todos nós um dia, já fizemos caridade, já auxiliamos alguém de alguma forma. O que nos falta, é tornarmos tudo isto, um hábito em nossas vidas.  Um roteiro de vida, para sempre.  Esta é a formula da felicidade.  Quem ama não adoece.  Nós fomos criados para sermos felizes; apenas, alguns de nós estamos infelizes; mas, isto é passageiro.  A dor, a infelicidade, as pertubações, tudo isto é passageiro. Só  a felicidade é eterna.  Mude o seu hábito de viver. A paz está dentro de você.  A felicidade está ao seu alcance é só querer.  Dê o primeiro passo nesta direção, sozinho. Mostre que você quer mudar.  No segundo passo, você verá que Jesus estará contigo e que a felicidade está a caminho.

     Comece hoje mesmo a mudança de hábito, ao chegar em sua casa, abrace a todos, os cumprimente com um beijo fraterno.  Procure saber como  foi o dia destas pessoas.  Verifique se você pode ser útil a alguma delas.  Ao anoitecer se despeça abençoando-as.  Ao amanhecer cumprimente-as com a Paz de Jesus, desejando-lhes um bom dia.
 
     Na rua, deseje um bom dia as pessoas.  Até mesmo aquelas que você não as conhece.  Ao passar pelo porteiro, zelador, gari, médico, advogado, ... independentemente de quem seja, os cumprimente.  Deseje-lhes um bom dia, na paz.

     Ao subir no ônibus, dê um bom dia ao motorista, ao cobrador, as pessoas.  Seja fraterno e solidário com todos. Sua vida vai mudar para melhor!  Esta é a formula da felicidade deixada por Jesus!

     Muita Paz!

     E. Valentin

edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário