As atitudes que melhoram a vida em família
1 - Comunique-se abertamente com os seus familiares e trate sem preconceitos de todos os assuntos que preocupam a eles.
2 - Sorria para os seus entes queridos, porque o seu sorriso expressa a sua satisfação, cordialidade e amabilidade.
3 - Seja prestativo e colabore nos afazeres domésticos e na solução dos problemas que aparecem no lar.
4 - Elogie tudo o que lhe agrada dentro do lar, e se necessário, critique de forma educada e construtiva o que não lhe agrada.
5 - Respeite as idéias, os sentimentos e os pensamentos de seus familiares, sabendo que têm um profundo valor e sentido para eles.
6 - Cumpra os seus deveres domésticos, fazendo a sua parte e sendo o primeiro a dar o bom exemplo.
Mensagem extraída do livro "Amor e Vida em Família" de Geziel Andrade, Editora EME.
Instituto de Difusão Espírita Nova Visão (www.novavisãonet.com.br)
Comentários: Nestes ensinamentos acima, quanto as atitudes que melhoram a vida em família, eu acrescento o seguinte:
A realização de uma reunião mensal no lar, entre os familiares. Nesta reunião, seria discutido os projetos a serem posto em práticas pelos familiares; quer de forma individual ou coletiva. É pom discutir em família nossas práticas do dia a dia. As vezes, estamos tão obcecado por colocar em prática determinado projeto que, não enxergamos os seus defeitos ou quem sabe a sua impossibilidade do bom êxito. Entre os familiares, haverá sempre alguém que, tenha capacidade de nos acrescentar algum detalhe sobre este projeto; inclusive, opinando sobre suas possibilidades de êxito, como melhorá-lo, como buscar apoio técnico, financeiro ou até mesmo nos informando da impossibilidade do êxito deste projeto. Sempre é bom ouvir conselhos amigos e sinceros.
Esta reunião em família, seria iniciada com uma prece, solicitando a Deus e a Jesus que, inspirasse, que intuísse as pessoas ali presentes, para a prática do bem, do melhor, para eles e para a humanidade.
Normalmente, quando quero realizar algo, eu faço uma prece a espiritualidade, mais ou menos com o seguinte teor: "Pai de eterna e infinita bondade e misericórdia, Jesus amigo. Mãe santíssima. Permite-me por em prática este projeto e que eu possa obter o êxito necessário; se este projeto for bom para mim e para a humanidade. Mas, se este projeto na prática, vier a prejudicar alguns dos meus irmãos em Cristo, se ele não for bom para as pessoas, para a humanidade. Me inspira, me intui, dificulta o máximo a sua realização, a sua prática. Me mostra através de um sonho ou de alguma maneira que, o projeto é inviável e não vai me acrescentar nada a não ser prejudicar a minha evolução material e moral; bem como prejudicar aos meus irmãos. E eu saberei entender a tua mensagem e desistirei da realização deste projeto.
Esgotado os assuntos em pauta; encerra-se a reunião familiar com uma prece de agradecimento.
Quando houver necessidade, por força de algum problema grave; a família deve fazer uma reunião extra, emergencial, para discutir em família o fato novo ocorrido e que necessitou de tal reunião.
Na busca pela solução. Sempre solicitar a espiritualidade a inspiração divina, para aplicar a melhor solução que o caso em tela requer. Muita Paz!
E. Valentin
edivaldovalentin59@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário