Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TÓPICOS EDUCATIVOS - 11

      O que fazer para melhorar a qualidade de vida em 2.012?


      Quando alguém fala em qualidade de vida; milhões de pessoas de logo, pensam na questão alimentar. Ocorre que, viver bem.  Ter uma boa qualidade de vida, não passa apenas pela questão alimentar.  Da mesma forma que, alimentar-se bem, não quer dizer comer muito; ou comer aquilo que você mais gosta.

      Comer bem, é se alimentar com qualidade.  Comer para satisfazer as necessidades do corpo físico; sem exagero, para não ficar empachado, com problemas estomacais. Comer bem, é se alimentar com critérios, não ingerindo alimentos não recomendável por seu médico.  Já pensou, um diabético por gulosidade ingerir, comer, uma barra de rapadura batida.  É claro que ele vai passar mal. E precisará ser socorrido, por culpa de sua imprudência.

      Mas, o que me levou a comentar sobre a qualidade de vida; foram outros aspectos. Costumo sempre  diferenciar a educação da cultura.  Pois, é.  Cultura, são conhecimentos que determinada pessoa adquiriu nas salas de aulas, nas escolas, nas faculdades, em seminários, congressos, viagens interestaduais, internacionais, ...   Convivência e aprendizado, com outras pessoas cultas.  Enquanto a educação; como dizia os antigos, esta, vem do berço.  Isto é, berço quer dizer, o local onde você nasceu, viveu e conviveu.  Seus pais, a família, ... Educação em sua essência, são maneiras civilizadas de convivência em sociedade.  É o respeito pelos direitos do seu próximo.

      Educação, é a prática de pequenas coisas que não se aprende nas escolas, nas faculdades, nos seminários, nos congressos, ...

      Constantemente, observo algumas pessoas de grau superior, doutores; jogarem lixo na rua.  É comum, elas passarem dentro de um carro de luxo, importado.  E surpreendentemente, sai de dentro daquele carro, uma garrafa de whysk vazia; uma latinha de cerveja; uma carteira de cigarro amarrotada, ...  As vezes até, preservativos usados, são jogados em lugares impróprios, nas ruas.  Pode?  Onde está a cultura, o grau superior desta gente?  Falta-lhe educação; portanto, não se confunde cultura com educação;  esta, estas pessoas  não aprenderam com os pais, com os familiares, com a convivência; ou estão repetindo o que aprenderam com seus pais, com seus familiares.  Nossos respeitos.

      Jogar lixo na rua, é falta de educação.  Milhares de pessoas reclamam das sujeiras nas ruas, nas praças, nos logradouros públicos.  Acontece que, os governos fazem a parte deles; e muitos de nós, é que não fazemos a nossa parte, que é manter estes lugares limpos.

      Tenho visto os canais, os rios, os mares, poluídos com detritos de toda ordem; principalmente garrafas pet. Existem tipos de plásticos que, perduram intacto por mais de dez anos.  Imagine, você jogar determinado tipo de lixo na rua e ele ficar vagando, anos e anos, até se diluir. Pode; isto é educativo.  Pessoas educadas agem desta forma?

      Em determinadas ocasiões; já vi televisores, sofás, cadeiras, colchões, ... Dentro dos canais.  E não pense que foi trazido pelas enchentes; foi chegado até ali, pelas mãos das pessoas, mau educadas.  No futuro, com o cair das fortes chuvas, estes entulhos vão ajudar aos canais, aos rios transbordarem e invadirem suas ruas, suas casas, trazendo-lhes prejuízos materiais e quem sabe até mortes de seres humanos.

      As pessoas poderiam, melhorar a qualidade de vida da sociedade, sendo mais educada e não jogando lixo nas ruas, dentro do ônibus, do metrô, nas escolas, nos clubes, nas praças, ... Em todo e qualquer lugar.  Ninguém é empregado de ninguém; cada pessoa tem a obrigação de fazer a sua parte. Temos que ser solidários, fraternos. Ser limpo, ter cuidado com o lixo, é melhorar a qualidade de vida da sociedade como um todo. E isto, é tarefa de todos.   Não basta apenas ter um curso superior, tem que ser educado. Vejo pessoas simples, humildes; desprovidas de curso superior; mas, com uma grandeza educacional de causar inveja.  São pessoas educadas, limpas, responsáveis, comprometidas com a sociedade, ...

      Um outro aspecto, não praticado por milhares de pessoas que, se praticado no dia a dia; iria melhorar a qualidade de vida da sociedade, é no que tange, a um simples cumprimento. Conceder um bom dia, um boa tarde, um boa noite.  Um olá!  Um perguntar :  Tudo bem?   Um expressar de sentimento: Vá em paz!  Que Deus lhe abençoe!

      Milhares de pessoas sobem nos ônibus e se quer, olham para "a cara" ( o rosto) do motorista.  Imagine lhe dar um bom dia, um boa tarde, um boa noite!  Já pensou, o motorista está ali sentado, dirigindo.  Muitas vezes com a cabeça "cheia" de problemas e de repente alguém sobe e lhe dar um bom dia!  Na hora ele desperta para a realidade, liberta-se dos seus problemas e reponde ao bom dia, boa tarde, boa noite por ele recebido. E fica a meditar, por que recebeu aquele bom dia.  Isto foi algo diferente.  Este passageiro é diferenciado.  É educado.  Fica ele a pensar e esquece seus problemas.  A mesma coisa, com relação ao cobrador do ônibus.  Cumprimente-o.  Dei-lhe uma tapinha de agradecimento.  Faça um riso para ele.  Abençoe-o, ... Vamos melhorar a qualidade de vida da sociedade. Pratique estas coisas.  Outras pessoas irão lhes seguir nesta prática.

      Você já conversou com os "garis"; estes nossos irmãos que nos ajudam a manter a cidade limpa.  Pois é, as pessoas passam por eles que nem os enxergam. Pode?  Isto é educado?  Qual é o problema das pessoas. Ser gari, é uma função como outra qualquer.  Eles são tão importantes, quanto o médico, o advogado, o engenheiro, ...  Sem eles nós não sobreviveremos.  Morreremos infectados, pela sujeira, pelo lixo, ... Eles são seres humanos,. irmãos em Cristo. São pessoas iguais, nossos semelhantes.   Muitos deles, são melhores que nós, na moralidade. No carinho, no afeto, na solidariedade, na fraternidade, .... Não se deve julgar ninguém pelas aparências. O preconceito é crime na forma da lei.  Todos são importantes para a sociedade e para Deus, na maneira em que exercem sua função, com zelo, com amor, carinho, respeito, honestidade, dignidade e comprometimento.  Procure mudar esta convivência.  Ao passar por um gari, cumprimente-o, pare, converse com ele. Se possível, agradeça a ele pela sua contribuição, em favor da sociedade. Diga-lhe o quanto ele é importante para todos.  Diga-lhe que a sociedade lhe é grata.  Eles passam o dia todo, todos os dias, concertando o que várias pessoas, mau educadas, fizeram de errado: jogaram lixo em locais inadequados.   Lugar de lixo, é no lixo!

      Colocando o lixo, no lugar certo; reciclando-o, estaremos melhorando a nossa qualidade de vida.  Quanto custa estas mudanças de hábito, de comportamento.  Em cada um de nós?  Melhorar a nossa qualidade de vida, não custa tanto. Custa? A qualidade de vida, também passa pelo sossego e pela paz das pessoas.

      Temos assunto, para conversar o dia inteiro, quanto a qualidade de vida.  Um outro aspecto que torna a convivência difícil, são centenas de pessoas que, utilizam o som do automóvel de forma exagerada.  Elas se postam na orla marítima, nos bares, nos calçadões, ... E ligam o seu som em um volume intolerável para o ser humano.  Imagine para uma criança, um bebê, um idoso, ... Estra prática é nociva a sociedade.  Em alguns lugares, como bares; já existem cartazes dizendo que é proibido som de "carro"; porém, estes amostrados, estes abusados; de forma criminosa, fazendo-se desconhecer a lei; insistem em perturbar o ambiente. Incomodando a vizinhança. Muitas vezes, as pessoas denunciam o fato, ligando para a polícia, através do nº 190 e com a presença da polícia eles desligam o som; porém, quando a polícia se retira do local; estes abusados voltam a ligar o som do automóvel; as vezes até mais alto do que antes.

      Respeitar o direito das pessoas, não é favor; antes de tudo, é obrigação.  É o respeito pelo ser humano; pelo direito dos outros, das pessoas.  A qualidade da vida das pessoas, passa também, pela tranquilidade, pela paz, pelo sossego do ambiente.  ninguém tem o direito de obrigar as pessoas ouvirem que não querem ouvir.  Cada pessoa tem o direito de ouvir o que bem quer.  Ninguém tem o direito de incomodar o vizinho.  Colocar o som do carro ou da casa, em excesso de volume, perturbando o ambiente, a vizinhança, pessoas.  É crime na formada lei, quer durante o dia ou pela noite.  Não existe aquela de que: Há até dez horas da noite, eu posso colocar meu som a altura que eu quiser.  Ledo engano, ninguém pode perturbar o sossego da sociedade, hora nenhuma.  É a nova lei, em vigor há mais de cinco anos.  Usar em excesso, em alto volume, o som do automóvel ou de sua casa, é crime na forma da lei.

      Respeitar o direito das pessoas, não incomodando-as com som excessivo, é colaborar com a melhor qualidade de vida da sociedade.  Custa caro, fazer o simples, o correto, o legal?

      Para finalizar, comento aqui a maneira como as pessoas se comportam nos ônibus, nos trens, no metrô, ...  Milhares de pessoas, ao verem uma pessoa idosa, uma pessoa deficiente, alguém com uma criança de colo nos braços, uma mulher grávida, mau acomodadas, viajando em pé; fingem não perceber tais circunstâncias.  Fixam seu olhar na janela, olham distante.  Fingem estarem dormindo, ... Ignoram que estas pessoas precisam de ajuda, para viajarem melhor.  O que custa oferecer o lugar, o acento, a cadeira a estas pessoas necessitadas.  Isto também é caridade.  É caridade moral.  Caridade não é apenas conceder a esmola material, o alimento.  Caridade moral, é ouvir as pessoas, conversar com elas, orientá-las, ....

      Centenas de pessoas viajam de forma desconfortável; por falta de ajuda.  Por falta de apoio de tantas pessoas que estão ali, viajando de forma coletiva; mas que, insistem em ignorar o desconforto de outras pessoas, seus irmãos em Cristo.

      Pessoas viajando "cheias" de bolsas, sacolas, pacotes, .... E ninguém pede para segurá-los. Isto existe?  Existe.  É assim que milhares de pessoas se comportam, dentro do ônibus, dos trens, do metrô, ...     Ignorando as dificuldades, o desconforto de pessoas que estão ali viajando com elas, suas parceiras de viagem.  Esta prática, este ignorar as dificuldades das pessoas, é questão de educação.  Muitas pessoas escolarizadas, de grau superior, praticam esta omissão todos os dias. Educação não é cultura.  Educação vem de berço, do lar, da convivência com os familiares. Isto vem de longe, do passado.  Mas, é tempo de mudar.  Tudo só depende de cada um de nós.  As vezes praticamos tudo isto, sem pensar, sem perceber.

      A qualidade de vida, também passa pelo viajar bem.  Para tanto, para tornar melhor esta viagem, temos que sermos solidários, fraternos, carinhosos, com o motorista, com o cobrador, com os demais passageiros.  Tudo só depende de nós. O que custa ceder o lugar, a cadeira para alguém mais necessitado se sentar? Por que não perguntar se a pessoa quer lhe dar a bolsa, o pacote ou a sacola, para que alguém segure para ela?
      Facilitar a vida das pessoas, é ser educado, solidário, fraterno, ..

      Estas pessoas que agem, com todo respeito, de forma mau educada; nós a encontramos em todas as categorias profissionais e seguimentos sociais. Urgentemente, elas precisam operar mudanças em seu comportamento, no trato para com as pessoas.


      Por fim, o que as escolas, as faculdades, os seminários, os congressos, as viagens interestaduais, e internacionais, a convivência, não nos ensinou, no que tange a solidariedade, a fraternidade, a caridade.  Ainda é tempo de se aprender.  Basta querer mudar.  Querer ser melhor.  Querer colaborar com a melhor qualidade de vida da sociedade; mesmo porque, você também é responsável e tem que fazer a sua parte e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.  Toda esta mudança, não vai "pesar" no bolso de ninguém.  É questão apenas de mudar de hábito, de comportamento.  De atitude no dia a dia.  Ser educado com as pessoas não é favor, é antes de tudo uma obrigação.  O que custar ceder, oferecer o assento, a cadeira no ônibus a alguém em necessidade de se sentar; de fazer a viagem de forma mais confortável.  Qual a dificuldade em solicitar os pacotes, bolsas, ... A alguém para sustentá-los?  Quanto custa o pronunciar "um bom dia, um boa tarde e um boa noite", as pessoas, nas ruas, nos ônibus, nos trens, no metro?  As vezes, alguém está lhe seguindo na rua, com a intenção de lhe assaltar.  Algumas vezes chegamos a perceber, aquela presença indesejável.  Nossa intuição nos fala sobre o perigo que alguém nos representa; pois bem, dê para esta pessoa um bom dia.  Um boa tarde.  Um boa noite.  Abençoe-a.  Diga para ela:  Bom dia meu filho.  Que Deus lhe abençoe!  Você sabe qual será a reação desta pessoa?  Se ela estiver mal intencionada, para com você.  Neste instante ela se desarma.  Ele desiste de lhe fazer qualquer tipo de maldade. Esta pessoa toma outro rumo e vai embora.

       Uma outra pertubação que a sociedade passa nesta época, é no que tange ao barulho, a poluição sonora  praticada dentro dos ônibus, trens e metrô, por tantas outras pessoas "mal educadas";  utilizando aparelhos sonoros, tais como, celulares, rádios, ... Em alto volume, poluindo e agitando o ambiente.  Não sabem estas pessoas que, centenas de pessoas aproveitam a vagem para estudar.  Outras centenas de pessoas, aproveitam a viagem para orar.  Para conversar com Deus, com Jesus.  E estas pessoas mal educadas, ficam perturbando o ambiente.  E o que é pior, muitas vezes com músicas pornográficas, sacanas.  Poluindo os ouvidos das pessoas. Tornando o ambiente desagradável.  Obrigando as pessoas a ouvirem, o que elas não querem; interferindo no seu direito de ouvir e de não ouvir.

        Quanto custa ser educado e respeitar o direito do seu próximo, ouvindo suas músicas a seu bom prazer; porém, utilizando o fone de ouvido.  Mesmo porque, já existe lei em vigor, determinando tal prática. Tal abuso, é crime na forma da lei.

      A melhor qualidade de vida, passa por mudanças; as quais, só dependem de nós! É  2.012. É tempo de mudanças, "rerum novarum".  Vida nova.  O ano só é novo, quando evitamos cometer os mesmos erros do ano anterior.  Devemos repetir os acertos e evitar os erros.  Ter um ano novo, bom ou ruim, só vai depender de nós.

      Tenho certeza de que esta mensagem vai ajudar a humanidade a se melhorar.  Mesmo porque, esta é a meta deste blog e de tudo que foi  escrito acima.  Este teor não tem o objetivo de ofender as pessoas; mas sim, de alertá-las para as mudanças que se fazem necessárias. Se alguém se magoou, com o teor e com a conotação de "mal educado", é que, este blog é de alto ajuda; mas não tem o efeito de água com açúcar; de omitir a verdade,  a conotação aqui usada é bem própria para algumas pessoas; para lhes chamar a atenção.  Quando falo e quando escrevo, também aprendo, o teor serve também para mim; principalmente porque nada sei; apenas, estou a caminho do aprendizado e gostaria que as pessoas tomassem conhecimento da verdade que liberta. Ser uma pessoa boa, educada, que respeita os direitos das  pessoas, é mais que uma obrigação. É muito bom se preocupar com o bem estar da humanidade.  Disse Jesus: Quando fizerdes a um destes pequeninos é a min que o fizeste".  Façam o melhor pelas pessoas. Bola pra frente.  O ano novo só está começando. Vai dar tudo certo para todos nós.  Porque Deus quer, é só você também querer!

      Felicidaaaaaaaaaaaaaaaaaades!

      Muita paz!

      E. Valentin

      edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário