Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CARNAVAL E JOGO DE FUTEBOL. O QUE TEM DE IGUAL?

          Carnaval é uma festa sadia. Um evento que por sua qualidade festiva reúne milhões de pessoas nas ruas.
          No Recife, por exemplo, temos uma diversidade de agremiações, tais como troças, clubes, blocos, maracatus, bois, escolas de samba, ... Embora, predomine o ritmo do frevo; mas ainda assim, temos músicas para todos os gostos.

          O carro chefe do carnaval de Pernambuco é o Clube  Galo da Madrugada; o qual desfila no sábado de Zé Pereira; isto é, no sábado que antecede ao domingo de carnaval.  Este clube é record mundial em presença humana, em público nas ruas do Recife. Quase dois milhões de pessoas, neste dia festivo, vão as ruas do Recife, para assistir ao desfile do Galo da Madrugada; e porque não dizer, para participar, frevar, cantar, beber, comer, namorar, sorrir com as presepadas das pessoas que satirizam a nossa realidade, principalmente os fatos políticos.  É comum nas ruas do Recife, você se encontrar com o Presidente Lula, Dilma Roussef, Maickon Jekson, Elvis Plesley, ... Quer dizer os seus clones.  É muito divertido a criatividade popular.

          As pessoas que vão as ruas do Recife no período momesco, elas vão para se divertir, em paz; em harmonia, com muito amor.  Levam suas famílias, parentes e amigos.  É só alegria.  É só diversão!

          A infra-estrutura instalada para proporcionar uma boa qualidade de entretenimento a população e aos turistas é que, não é das melhores.  Na questão de segurança.  Esta é muito boa.  A Gloriosa Polícia Militar de Pernambuco, a cada ano tem dado mostras de uma grande evolução.  O índice de violência é muito diminuto.  São instaladas guaritas suspensas entre as ruas do desfile; assim, a polícia consegue enxergar qualquer início de tumulto  entre os foliões. Olhando por cima, sobre a multidão.

          O que não corresponde aos milhões de foliões, são os sanitários públicos instalados pela Prefeitura do Recife.  Apesar de serem muitos; mas, ainda assim, não correspondem a demanda. O que observamos nas ruas do Recife, no dia do desfile do Galo da Madrugada, são as pessoas fazendo xixi em qualquer lugar, nas ruas da cidade ao ar livre; em qualquer parte da cidade.  As vezes, pessoas mal educadas se aproveitando da ocasião e fazendo xixi nas vistas das pessoas, as constrangendo.  E daí as vezes, surge uma polemica entre os foliões e podendo terminar em confusão.  Uma vez que, ninguém que levar sua filha, seu filho, sua esposa, sua namorada; para a cada instante está presenciando homem nu na rua com a pinta de fora.

          As vezes, por falta de sanitário nas ruas, juntam-se algumas garotas, algumas senhoras e formam uma roda; para que uma delas possa fazer xixi, sem ser observada. Elas fazem um rodizio entre se, para fazer xixi.  As vezes, quando apenas uma garota vai fazer xixi na rua, sem ser no sanitário; de repente ela pode ser surpreendida, alguns rapazes ficam na espreita para vê-la, quando for levantar-se para se vestir.  São constrangimentos que a população passa, por culpa e responsabilidade das autoridades constituídas, responsáveis pelo evento.  Entre elas e principalmente, o Prefeito da Cidade do Recife.  Nossos protestos pelos constrangimentos que o povo tem passado, durante o desfile do Galo da Madrugada, nestes aspectos.

          Não existe outro evento que, mais divulgue a Cidade do Recife, do que o Clube Galo da Madrugada. Este evento, é vendido para centenas de países.  Portanto, o povo que faz o Galo da Madrugada, merece respeito e uma qualidade de vida melhor, durante os festejos.  Aumentar o número de sanitários, proporcional a dois milhões de pessoas é preciso.  O Ministério Público de Pernambuco deve ficar atento e fiscalizar a proporcionalidade.

          As pessoas que vão participar do desfile do Galo da Madrugada; vão para se divertir e não para roubar, assaltar, matar, estuprar, ... São cidadãos de bem, pessoas bem intencionadas e para ali foram em busca de paz, de harmonia, de alegria, de humor, de distração.  Nenhum deles, saiu de suas casas pensando em praticar maldades ou de ser vítima de maldade. Muitos, levaram seus familiares, as vezes até seus bebeis.

          Em um jogo de futebol, não é diferente.  As milhares de pessoas que se deslocam das suas casas até um Estádio de Futebol, elas vão para se divertir.  Para torcer por seus clubes do coração.  As vezes até para xingar seus jogadores, seu treinador; quando o seu clube vai mal nas disputas.  Mas  nunca, para praticar agressões físicas contra quem quer que seja; ou para assaltar, roubar, ingerir drogas, estuprar, ...  As pessoas se dirigem até os Estádios de Futebol, as vezes até com suas famílias, em busca de diversão, de momentos de prazer, de paz, de alegria, de satisfação, ...

          Os torcedores, jamais saem das suas casas  para o Estádio de Futebol, imbuídos do proposito de fazer arruaças,  roubar, assaltar, saquear as lojas, comércios, ...  Muito pelo contrário, os torcedores são pessoas pacatas, honestas, equilibradas, em busca de prazer e alegria no futebol, ... Longe da violência.

          Portanto, alguém dizer que o carnaval é uma festa violenta; bem como, que ír ao estádio de futebol é ser expor, é correr risco.  Não é verdade.  Estas festas em se, não são violentas.  Porém, fatos de violências ocorrem, a todo dia, a cada instante, em todo e qualquer lugar. Inclusive, no carnaval e no futebol; quando estas pessoas que praticam tais atos de violência a semana inteira; se fazem presente quer no carnaval ou no futebol.    Neste caso, com tais presenças nocivas, é provável que tenhamos atos de violência.

          Existe um principio básico de que, os afins se atraem. Pois bem, é comum se encontrar em um restaurante vários políticos almoçando.  O que rola entre eles é a política, os problemas da sociedade.

          Em outro local, em um teatro, verificamos um seminário sobre música popular.  Pois bem, ali encontramos vários cantores, compositores, músicos, ...  O assunto que rola neste ambiente é música.

          Em outros momentos, em outros lugares, em um congresso.  Ali estão reunidos, advogados, delegados, promotores, juízes, ....  O debate entre eles é sobre a legislação em vigor e as necessidades da sociedade no que tange a melhor aplicação da lei.

          Pois bem, os marginais também se reúnem.  E o que lhes atraí é a prática criminosa. Roubar, assaltar, estuprar, saquear, matar, sequestrar, ...  Tudo que não presta eles praticam quer de forma isolada ou de forma coletiva, formando uma quadrilha.  Em prejuízo da sociedade, das pessoas de bem.  Que as vezes ficam isoladas, presas em suas casas, para se proteger destes irmãos enfermos, rotulados como marginais.

          Você sabia que estes irmãos enfermo, rotulados como marginais; eles também gostam de brincar carnaval?  Pois é, eles também se divertem, são gentes, são pessoas iguais a nós.  Quer dizer, são filhos de Deus; embora, tenham trilhados caminhos diferentes dos nossos caminhos.  Optaram por uma vida de desequilíbrio.  A vida é construída por opção. Você é aquilo que você quiser. Você opta por aquilo que você quer ser. Médico, advogado, juiz, engenheiro, ladrão, estuprador, assaltante de carro, traficante, ... As oportunidades são várias, cada pessoa opta pelo que quer ser.

          Então, estes irmãos praticam seus crimes durante toda a semana.  E quando chega a época do carnaval, eles também querem se divertir e vão para o Galo da Madrugada, brincar, pular, beber, ....  E já que estão ali, e com uma multidão de pessoas, lhes proporcionando uma oportunidade para continuar com sua sanha criminosa, eles não perdem tempo e se divertem e roubam, estupram, matam, assaltam, traficam drogas, ....  É verdade, os ladrões, os assaltantes, os estupradores, os sequestradores, os assassinos, os traficantes, também se divertem.  Também gostam do carnaval.  São foliões.

          Concluindo.  A bagunça que ocorre no carnaval, ocorre durante todo o ano.  E os personagens que as praticam são os mesmos de sempre. Do dia a dia.  São conhecidos da polícia.  As pessoas de bem, vão para as ruas durante o período momesco para se divertir, brincar, ...... E não para prejudicar a se e aos outros.

          Da mesma maneira é no futebol.  Estes irmãos enfermos, rotulados pela sociedade como marginais.  Eles também gostam de futebol.  Eles têm um time do seu coração.  E estas criaturas, passam a semana inteira, o ano inteiro, praticando seus crimes, como já foi dito acima e nos finais de semana, o time do seu coração joga e eles vão assistir o jogo de futebol.  E lá chegando, eles verificam que ali estão reunidas, milhares de pessoas, proporcionando-lhes oportunidades de entrar em ação, com sua prática criminosa.  Então estas criaturas, fantasiadas de torcedor; vestido com a camisa do seu clube, saqueia, mata, rouba, assalta, estupra, espanca, ....  E então, quem praticou estas atrocidades foram as torcidas organizadas.  Foram os torcedores.  Não.  Foram os marginais que também é gente, como nós, filhos de Deus, embora enfermos, desequilibrados, trilhando pelo caminho do equivoco, também torcem, também ama um clube, foram torcer por seu clube e aproveitaram o ensejo, para dar continuidade no final de semana, da sua sanha criminosa; o que eles fizeram durante toda semana.    Portanto, o que ocorre dentro dos estádios ou fora deles, no que tange a violência de forma geral; não é praticada pelas torcidas; mas sim, pelos marginais transvestidos de torcedores, ostentando a camisa do seu clube predileto.

          Resumindo:  O carnaval ou o jogo de futebol é violento.  Não.  Violentos são uma minoria das pessoas que para lá se dirigem, objetivando dar continuidade a sua sanha criminosa; o que, fez durante toda a semana anterior, ou sempre.  Violência ou violentos, são os pensamentos, os sentimentos das pessoas que saem das suas casas para estes eventos,  já mal intencionados. Uns buscando trair a esposa ou o esposo com um terceiro.  Outros mascarados, buscando assassinar alguém.  Outros se aproveitando da multidão para traficar drogas, ....  O que é que estas pessoas têm a ver com o carnaval ou com o futebol?  NADA.  Estas pessoas nada têm a ver com carnaval e com o futebol.  Elas são pessoas desequilibradas sempre, inclusive quando dos jogos de futebol e quando do carnaval.

          E o que é que tem a ver carnaval com jogo de futebol?  O que é que tem de igual, carnaval e futebol?

          Carnaval e futebol, tem de igual, por características, ser um evento de massa.  De paz, de alegria, de humor, de curar o stress das pessoas.  De diversão.  De felicidade, ... De se divertir muitooooooooooooo!

          Os atos de violências que ocorrem nestes eventos, são praticados por irmãos enfermos, desequilibrados, que para lá foram, fantasiados de foliões e torcedores; para a prática do mal.

          Os verdadeiros foliões e torcedores, são pessoas equilibradas, decentes, pessoas de bem!  Que nestes eventos, carnaval e futebol, buscam apenas se divertirem! E não a prática do mal.

          É preciso que estas pessoas desequilibradas, ao serem detidas, passem por um tratamento médico, psicológico, psiquiátrico; para que sejam reabilitadas, e reintegradas a sociedade, para o convívio normal, equilibrado, respeitando a vida, o direito e a liberdade, de se e dos outros.

          E vamos brincar o carnaval, ......  Olha o Galo da Madrugada aí gente!!!!!!!!!!!!!!  Vamos brincar o carnaval em paz!

          É gol, é gol, é gol do Santa Cruz!!!!!!!!!!!!!!!!!   Gol do Sport, tá lá, tá lá, tá lá dentro!!!!!!!!!   Gol do Náutico.  Gol do Náutico!  É gol do Nauticoooooooo!   Empata o América, gol do América !!!!!!! E vamos ao futebol em paz!      


          Muita Paz!

          edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário