Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ESTAMOS CRIANDO UMA GERAÇÃO DE SURDOS ALIENADOS!




                           Estamos assistindo, passivamente, sem nada fazer  contra; a uma criação de surdos alienados. Pois é, são milhares de pessoas utilizando fones de ouvidos e diga-se de passagem, em ambos ouvidos, ao mesmo tempo; ouvindo músicas, notícias, .... Através de radinhos, celulares, mp3, ipod, ...

                           Inicialmente, percebí o uso, apenas entre as pessoas jovens; porém, hoje até os adultos e pessoas já naquela faixa da boa idade, estão fazendo uso destes aparelhos.

                          Não tenho nada contra tal uso.  A vida é individual, o livre arbitrio permite que cada pessoa, construa sua vida a maneira que quer e bem entende. É proibido matar, assaltar, roubar, estuprar, ... E as pessoas aqui e ali, estão cometendo tais fatos; imagine, alguém proibir o uso destes aparelhos?

                         Acontece que, o uso destes aparelhos em massa, como vem ocorrendo aqui no Brasil; deve com certeza, estar aumentando o índice de mortalidade; uma vez que, as pessoas andam pelas ruas como se estivessem alienadas.  Sem ouvir o que se passa em seu redor. Surdas.  De repente, de forma distraída, atravessa uma rua, uma avenida, escutando sua música, seu noticiário, ... E nem percebe a aproximação de um carro, de uma moto, .... Por mais que o motorista, o motoqueiro,  tenha tentado evitar a tragédia, apitando, buzinando, freando.  Mas, a tragédia foi inevitável.  A pessoa, o pedestre, estava viajando na música, na notícia. Com os fones nos ouvidos, nada ouvia no seu mundo exterior.  Apenas ouvia, o que o aparelho lhe transmitia pelos fones.  Naquele momento, estava alienada.  Morreu sem perceber o que lhe estava acontecendo!

                        As pessoas jovens, que fazem uso destes aparelhos cotidianamente, é provável que terão probabilidade de no futuro, terem problemas auditivos; pois, aos poucos irão perdendo sua boa audição. Alguns, envelhecerão surdos. Triste velhice.

                        Lembro-me que em um passado muito distante, recebí um cliente se queixando que, tinha realizado exames admissional em uma empresa para ser admitido e havia sido reprovado nestes exames.  O motivo é que, este cliente estava com deficiência auditiva; oriunda do seu último emprego.  Pois bem, esta pessoa, havia sido demitida de uma destas grandes redes de supermercado aqui do Recife.  Ela trabalhava naqueles carros frigorificos, sem fazer uso dos EPI´S necessários.  E com o decorrer do tempo, de forma lenta, foi ficando com deficiência auditiva, sem perceber.  Assim, será com estes jovens que hoje, passam o dia inteiro "agarrado" com estes aparelhos nos ouvidos.   Srs. Pais e responsáveis, é bom tomar uma atitude contra este hábito.  Estamos criando uma geração futura de surdos e alienados.  Você tem dúvida?

                       De há muito tempo, tenho tido a idéia de postar uma matéria com relação a este hábito. Mas, estou sempre adiando.  Hoje porém, foi o dia.  Estava indo para o forum e cruzei na rua com um policial em determinado local próximo do forum.  Ele estava de "costas" para mim. Como tenho o hábito de falar com toda e qualquer pessoa na rua, dando um bom dia, um boa tarde e ou um boa noite. Com este nobre colega, não foi diferente.  Dei um boa tarde. Para meu espanto o policial não respondeu. Mais na frente olhei para tráz e percebí que o policial estava com o fone nos ouvidos. Pode?  Até o policial?  Você imagina o risco que este policial está ocorrendo?  Se ele não ouviu o meu boa tarde, claro que não vai perceber a aproximação do inimigo!  Está colocando em risco a sua vida e a vida da sociedade.

                     Assim é que, imagino nas fábricas, nas industrias, .... Quantos acidentes devem está ocorrendo pelo uso destes aparelhos?  Já pensou nos hospitais pela madrugada, o paciente gemendo e clamando por socorro e o atendente de costas para o paciente ou distante, fazendo uso destes aparelhos? Vai morrer sem assistência!  As autoridades constituidas têm que tomar alguma providência contra tal uso; principalmente no exercício de certas funções.  Já pensaram os motoristas, os motoqueiros, os ciclistas, fazendo uso destes aparelhos, com os ouvidos ocupados por estes aparelhos?  Não irão ouvir o apito, o buzinaço de outros veiculos, como alerta de um certo perigo.  Estão correndo o risco de serem abalrroados, de morrerem, ...

                   Quando o celular chegou ao Brasil, lembro-me que os médicos nos alertavam sobre o uso do celular. Falavam que sua antena, poderia nos provocar cancer. Pois é, o celular tinha antena e esta, ficava um pouco acima da nossa cabeça, quando estavamos fazendo uso dele.  Eu por exemplo, carregava o celular no bolso da calça e era comum, minhas calças terem remendos nestes bolsos. Claro, provocado pelo celular.  A energia que provinha da antena, quando ele tocava dentro do meu bolso.  Não sou médico. Mas, as autoridades médicas poderiam se pronunciar.  As autoridades constituidas, os legisladores, poderiam estabelecer limites. Certas profissões, em atividades, poderião ser proibidas de fazer uso.  Alguém tem que por um freio neste hábito; ou do contrário, daqui há vinte anos, teremos construido uma geração de surdos alienados.

                  Que Deus permita que eu esteja errado. Por favor, evitem acidentes.

                  Muita Paz!

                  Edivaldo Valentin 
            
                  edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário