Total de visualizações de página

domingo, 18 de novembro de 2012

É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!





                            Tenho observado muita sujeira nos mêtrois e ônibus. Praças sujas, ruas fedorentas, ... Estamos na cidade do Recife - PE.  Mas, na verdade onde quer que você possa ír ou estar; a sujeira lhe acompanha.  A culpa, a responsabilidade por tanta sujeira; nem sempre, pode ser atribuida aos orgãos públicos.  Normalmente, a maioria das pessoas, de logo, responsabilizam a Prefeitura de sua cidade. Porém, o governo municipal, estadual e ou federal; somos cada um de nós, juntos; de forma coletiva.

                           Estes governos têm "feito", realizado a sua parte; mas, infelizmente uma maioria das pessoas, não procuram manter os meios de transportes e os lougradouros públicos limpos.

                           É uma vergonha, verificar o que observei hoje pela manhã dentro de um vagão do metrô.  Totalmente sujo com cascas de amendoim, embalagens de pipocas, .... Um nojo. Parecia-nos que estavamos dentro de um chiqueiro de porco.

                          Certa vez, viajava em um ônibus e observei uma pessoa adulta, comendo amendoim e jogando as cascas próximo da cadeira onde estava sentada. Nos entre olhamos. Ele viu em mim, um olhar de repreensão.  Pois bem, a partír de então, ele passou a jogar as cascas do amendoim de forma dirigida, espalhando estas cascas de amendoim, por todo o espaço o quanto ele podia e alcançava jogar. Continuei a olhá-lo, sem mêdo e com olhar repreendedor.

                         Uma outra vez, retornava de um funeral e peguei uma carona com alguns familiares. Entramos no carro cada um, com um copo plástico cheio de caldo de cana. Todos, ao término do consumo; continuamos com os copos nas mãos; aguardando uma oportunidade para jogá-lo no lixo.  Exceto, um familiar; o qual, jogou o copo pela janela, emporcalhando a avenida; ao que, sua esposa o recriminou e foi motivo de discussão durante boa parte da viagem. Quero salientar que, as pessoas que estavam no carro; tratam-se de pessoas classe média.

                         Sabe por que estou me reportando a condição social; simplesmente, porque, a maioria das pessoas, pensam que má educação é sinal de pobreza. Sebozera, desleixo, imundice, não tem nada relacionado com pobreza.  É questão de educação.  E educação, não se pode ser confundido com cultura.  Existem muitas pessoas cultas, com curso superior pós-graduação, doutorado, .... Contudo, não tem educação. Não dá um bom dia a ninguém.  Não toma banho. Anda com roupas sujas, fedorentas, ...

                        Educação se aprende em casa, com os pais, com a familia. Geralmente, os filhos são um reflexo dos pais, da familia; porém, nem sempre isto é regra; mas, .... A maioria pratica na rua, o que aprendeu com a familia.  Nas escolas, nas faculdades, você adiquire cultura, conhecimentos, experiências, ... Portanto, a pessoa pode ser culta, cheia de pós e doutorado; mas é mal educada.  A pessoa pode ser pobre; mas é bem educada, limpa, cheirando bem, perfumada,  cheias de gentileza, ....

                      A escola, a faculdade não ensina ao aluno a ser honesto, a tomar banho, vestir roupa limpa, a cumprimentar as pessoas nas ruas, a ser solidário, caridoso, a respeitar as pessoas, .... Nenhuma escola ou faculdade brasileira, nos ensina estes aspectos. Portanto, temos que aprender tudo isto, com nossos pais, com nossos familiares.  Educação vem do berço. Do lugar onde você nasceu. Mas é preciso dotar as pessoas destes conhecimentos, destas qualidades, destas informações, ....

                    As ruas sujas, metrô sujo, ônibus sujo, praças sujas, logradouros sujos, .... É da responsabilidade do povo que os utiliza. Não vamos responsabilizar o governo. Porém, cabe ao governo inserir uma enfra-estrutua nas escolas, para qualificar a sociedade, desde cedinho, com nossas crianças.

                    As vezes fico a pensar, como será as casas destas pessoas que jogam lixo em toda parte. Lugar do lixo é no lixo, até meu neto Rafael de dois anos de idade sabe disto. Ele vem com um pirulito para eu desembrulhar e após, pergunto a ele o que fazer com o papel e ele responde; Lixo e segue na direção do cesto de lixo.  Educação se aprende em casa.  Vamos mudar nossos hábitos.  Vamos passar a ensinar estas coisas, nas escolas, no curso de jardim, de alfabetização, do primário. Disciplina como ética, religião, moral e civica têm que voltar a ser estudada. Vamos acrescentar outras discuplinas: Valorização da vida de se e dos outros. Respeito ao meio ambiente, a fauna e a flora. Vamos estudar o conceito de honestidade. Vamos discutir nas escolas o mal que faz o cigarro, a bebida alcóolica e as drogas.

                   Vamos evangelizar em massa.  Saber o que somos e por que aqui estamos.  Qual é a nossa missão aqui na terra.  Se plantarmos tudo isto hoje, daqui a 20 (vinte) anos teremos uma sociedade melhor; mais justa, mais honesta, .... Homens de bem!

                   Muita Paz!

                   Edivaldo Valentin

                   edivaldovalentin59@hotmail.com   

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário