Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de julho de 2012

LIBERDADE - O DIREITO DE IR E VIR - QUANTO CUSTA, MANTER-SE EM LIBERDADE ?



          Desde 1.888, com o advento da Lei Aurea,  que os brasileiros de uma forma geral,  gozam de liberdade plena. Cem anos depois, exatamente em 1.988, esta liberdade foi ampliada através da Constituição da República Federativa do Brasil; a qual, estabeleceu direitos e deveres para todos os seguimentos sociais e categorias profissionais.

         É bom ser livre. Ser liberto. Poder pensar, agir. Solicitar, requerer, recorrer. Protestar, impugnar e conciliar. Expressar seus pensamentos, conforme o faço agora. Mas, tudo isto tem um prêço.  Sim.  A liberdade também tem um prêço. E você sabe quanto custa a liberdade de um cidadão?

         A liberdade vale o estado emocional de equilíbrio de um cidadão. Pois, quase todos os cidadãos desequilibrados, estão presos nas cadeias públicas, nos presidios ou nos manicômios.  Digo quase todos, porque muitos estão respondendo a processos criminais em liberdade.  Outros tantos, burlaram as Leis dos Homens e estão em liberdade. Tantos outros, cometeram crimes e não foram punidos pelas Leis dos Homens. Morreram, desencarnaram e as Leis dos Homens não os alcançaram, por qualquer motivo. Seus crimes ficaram impunes.

         O prêço da liberdade é pago, a cada dia, a cada instante, no exercício da renuncia, da tolerância, da paciência, do perdão, da caridade, da solidariedade, da fraternidade, do amor ao próximo, a vida... Todos que agem desta maneira, estão em liberdade; porque estão pagando este prêço.  Este comportamento é o ideal para uma sociedade justa e solidária. O Brasil. O Planeta Terra, seria muito melhor se todos exercitassem esta linha de conduta. Se todos, fossem homens de bem.

        Homens de bem, respeitam a vida de se e de outrens. Homens de bem, não matam, não roubam, não estupram, não mentem, não traem.  Homens de bem são solidários, fraternos, pacientes, tolerantes, renunciam a algo para evitar problemas. Os homens de bem, estão todos em liberdade, porque pagam o prêço da liberdade, com dignidade, com vontade, com satisfação, por amor ao próximo, a sociedade. Estes aspectos que formam os homens de bem, tornaram-se um hábito na vida destes homens, "coisas" comum no dia a dia. São simples gestos de respeito ao ser humano.

          Quase todas as pessoas que estão detidas, presas, quer nas cadeias públicas ou nos presidios é porque, provalmente cometeram crimes na forma da Lei dos Homens.  Isto é, mataram, roubaram, assaltaram, estupraram, sequestraram, se apropriaram indevidamente de bens alheios, ... São pessoas fora da lei, cometeram crimes e perderam sua liberdade.  A liberdade tem um prêço. Ela é paga com o exercicio do estado emocional de equilíbrio, praticado no dia a dia no seio da sociedade. A maior moeda para se pagar a liberdade é a honestidade, para com todos e com tudo. É a solidariedade, a fraternidade. O amor para com o próximo, em sua essência. De forma espontânea. Habitual.

         Aqueles que estão presos, faltaram com a verdade, com a honestidade. Milhares de pessoas, porém cometeram tais crimes e estão em liberdade; talvez, por terem burlado as Leis dos Homens. E assim, não foram alcançados por ela, a Lei dos Homens.

         Da mesma maneira, encontramos nas cadeias públicas e nos presidios; bem como, nos manicômios; milhares de pessoas presas, detidas. Condenadas há vários anos de prisão e ainda assim, batem no peito e gritam por inocência. Alegam ques estão presas de forma injusta.  Que não cometeram o crime que os levou para a cadeia.  Sendo que, a muitos deles, razão lhes assiste.  Na verdade, não cometeram os crimes que lhes foram imputados e os levou a cadeia. Quer dizer, não cometeram tais crimes nesta vida. Nesta encarnação.  Mas, em outras vidas, em encarnações passadas, cometeram crimes e burlaram as leis dos homens. Isto é, cometeram crimes e não foram punidos. Ficaram impunes.  Não foram alcançados pelas leis dos homens e continuaram em liberdade. Porém agora, nesta vida. Nesta encarnação; por força da Lei de Deus, e dela ninguém escapa; foram acusados de crimes que não cometeram e foram condenados.  Estão encarcerados. Presos, pagando por crimes cometidos em outras vidas, em encarnações passadas.

         O prêço da liberdade é eterno, estamos sempre sendo cobrados por esta liberdade.
          Para agirmos, pensarmos, ... Temos que a cada dia e a cada instante, estarmos no estado emocional de equilíbrio normal. Temos que agir com responsabilidade. Temos que respeitar os direitos e deveres de todos. Somos todos iguais. Somos filhos de Deus. Irmãos do Cristo de Deus, eterno e vivo que a tudo assiste e ver.

         Para se estar em liberdade, no exercicio do direito de ir e vir, é preciso pagar um prêço. O prêço é ser bom, humano, respeitando o direito de todos e auxiliando as pessoas, .... O que não é favor, mas sim, é obrigação de todos.  Na escala evolutiva moral, perante as Leis Morais estabelecida por Jesus!

         Que a impunidade existente no planeta; principalmente no Brasil. E volto a criticar os corruptos; os quais, estão espalhados praticamente em todos os seguimentos sociais e profissionais da sociedade brasileira; embora isto não seja, regra geral; trata-se de uma minoria. Mas que, prejudica a infra-estrutura nacional de várias forma. E os mais prejudicados são os pobres, a classe social menos favorecida; pois bem, não pensem que esta gente, estes fora da lei; os quais, estão se locumpletando com o dinheiro público e que ainda não foram punidos e se não forem punidos nesta encarnação, nesta vida, irão permanecer sempre impunes.  Não.  Claro que não. Eles serão alcançados pela Lei Divina, pela Lei de Deus; da qual, ninguém escapa.  Um dia no futuro, em outras vidas, em outras encarnações; eles estarão nas cadeias, nos presidios, nos manicômios;  presos, e gritando que são inocentes; como milhares o fazem hoje. Nada é por acaso.

       Se você é livre, está liberto. Goza do direitode ir e vir é porque você é um homem de bem. Parabéns! Que Deus eternamente te abençoe. Estamosacaminho da luz.  Disse Jesus:  "Vós sóis  Deuses. Que brilhe a vossa luz!".  Muita Paz!

       E.Valentin
    
       edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário