Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2012

QUAL O PREÇO QUE TEMOS QUE PAGAR, PARA MANTERMOS AS TRADIÇÕES JUNINAS ?





          É tempo de se perguntar: Qual o prêço que devemos pagar, para mantermos as tradições dos festejos Juninos ?

          O povo nordestino, tem por tradição, homenagear os Santos Católicos, Santo Antonio, São João e São Pedro,  com muito forró, baião, xaxado, dança do côco, ciranda e tantas outras danças típicas da região nordestina.

         Uma outra prática, nestas homenagens aos Santos Católicos Santo Antonio, São João e São Pedro, é a queima de fogueiras; bem como, o soltar de fogos. Quer que sejam fogos de artíficios, inofensivos; ou até mesmo fogos explosivos; estes, que levam perigo, riscos de acidentes a quem manuseia com eles.

       Nestes festejos, nestas homenagens, citamos as Quadrilhas Juninas; as quais, são riquissímas os seus vestuários.  O seu ritimo.  O seu ballet.  Suas histórias, suas alegórias, suas músicas, suas peças teatrais,... Tudo muito lindo.

       Neste evento, é bastante consumido as comidas típicas da região e do evento.  Tais como, o milho verde assado e cozinhado.  As pamonhas. As cangicas.  Os bolos de milho.  Os pés de moleque, hummm que gostosura!  O povo nordestino, costuma ainda, nesta noite, nas fogueiras, além de assar o milho com casca e tudo.  Assam também, batata dôce e cana de açucar. Pois é. Tudo isto regado a um bom suco de fruta, a cerveja bem gelada. A um bom vinho. Um refrigerante bastante gelado,....

    Este é o São João, vivenciado nas ruas nordestinas.  São João de Alegria, de prazer, de satisfação, de desejos,... De tradição popular.

     Porém, existe um tal de infortúnio oculto. O qual, paralelo a todos estes festejos, nos mesmos dias e horários, é vivenciado em algumas residências e em alguns hospitais, por uma multidão de pessoas.

     É que milhares de pessoas são alérgicas a fumação da fogueira, dos fogos,...  E passam mal, com crises asmáticas, com problemas respiratórios e são levadas aos hospitais, as pressas; "morrendo asfixiadas".  Muitas delas, chegam a óbito. Principalmente quando ocorrem com crianças de pouca idade. Aí o que poderia ser momentos de alegrias, para a família da vítima, passa a ser momentos de tristeza,  de agonia, de transtornos, por força da  tragédia.

      Durante um certo período, aproximadamente uma semana antes e até uma semana após, estes festejos; os hospitais atendem há milhares de pacientes vítimas da queima da lenha das fogueiras; por inalarem a fumaça. 

      Neste mesmo período, se contabiliza também, outras vítimas; estas, por se queimarem ao ascender as fogueiras.  São queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. Pessoas que queimam as mãos, braços, rostos,... E muitas delas, ficam mutiladas para sempre. No corpo e no espírito; pois, jamais esquecerão o fato, a época de São João e a tragédia.

      Quanto ao soltar dos fogos de artificio, tipo estrelinhas, diabinhos,... Estes também provocam problemas respiratórios, as pessoas alérgicas a fumação, a queima de póvora. Principalmente junto ao público mirim e infantil.  Provocando-lhes problemas alérgicos, respiratórios, crises asmáticas.

      Quanto ao soltar de fogos explosivos; são várias pessoas vitimadas por acidentes, com esta prática. São mutilações marcantes; com perdas de dedos, mãos, tecidos,.... Queimaduras diversas.

      No Recife-PE, o Hospital da Restauração tem um andar inteiro, para atender pessoas portadoras de queimaduras o ano inteiro; principalmente na época dos festejos Juninos.

      É uma tradição no Nordeste, se homenagear os Santos Católicos Santo Antonio, São João e São Pedro, com fogueiras, fogos, comidas típicas, quadrilhas juninas, vários ritimos musicais, muita bebida, ...
Contudo, não se pode silenciar, esconder, omitir, a existência dos infortúnios ocultos.  Enquanto milhares de pessoas se divertem; outros milhares de pessoas, são vítimas destes festejos, por força destas práticas, de ascender fogueiras e soltar fogos.  São várias mutilações do corpo humano.  São vários óbitos. Não divulgados.

      As autoridades constituidas têm que repensar, estes festejos juninos.  No mínimo, educar o povo.  De como deve se comportar nesse período, nestas práticas de fazer e queimar fogueiras; bem como, no soltar fogos de artificios e fogos explosivos.  Pois, enquanto milhares se divertem, outros milhares se prejudicam; as vezes, pagando o prêço destas diversões, com mutilações, doenças e óbitos. Alguém tem que repensar estes festejos.  A tradição junina, não pode ser mantida ao prêço de mutilações, doenças e óbitos.

      São vários pais, chorando a dor dos seus filhos nos hospitais, sendo nebolizados, morrendo por asfixia. São vários pais, chorando a dor de ver seus filhos mutilados; por ter perdido, dedos, mãos, tecidos,....  São vários pais, chorando a perda dos seus filhos; os quais, foram a óbito, por soltar fogos explosivos.

     Que as autoridades costituidas tomem uma atitude.  Uma providência urgente.  Quer educando.  Quer prevenindo.  Evitando assim, as doenças, as mutilações e os óbitos. Têm muita gente, várias pessoas, pagando um prêço muito alto, pela manutenção desta tradição.  Pergunto: Para se manter esta tradição junina, vale o prêço que está sendo pago, com doenças, mutilações e óbitos ?  Vamos repensar estes festejos e suas consequências!

      Muita Paz!

      E. Valentin.

      edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário