Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NATAL, PAPAI NOEL E JESUS!

        Estamos vivenciando o período natalino.  Aqui na cidade de Recife-PE; bem como, em tantas outras cidades do Brasil e do mundo, vive-se a metamorfose das compras. É época de consumir.  As lojas, o comércio, ocupa a  mídia  com suas propagandas, convidando e incentivando as pessoas a irem as compras. Quem tem dinheiro e se envolve com o clima natalino vai e compra.  E quem não tem dinheiro, se perturba; pois, os filhos menores não entendem por que seus amiguinhos podem ter roupas, brinquedos, ... e eles não podem? Pois é, este é o natal de milhares de pessoas.  Natal de felicidade para uns e natal de tristeza e decepções para milhares.  Quem pode consume e quem não pode fica à margem do contexto, aguardando por outros natais.

        Mas, o que é o Natal?  Será que o Natal, não passa de consumismo.  De roupas novas, presentes, brinquedos para as crianças.  Consumo de vinhos finos, whysks caros, queijo do reino, pernil de porco, champangnes, reveillon, ...

        Para milhões de pessoas em todo o planeta; o natal está associado a Papai Noel.  Aquele bom velhinho que premia no final do ano, todas as pessoas que tiveram um bom comportamento; principalmente, as criancinhas.

        Ao visitarmos as pessoas, nossos amigos e familiares; encontramos em suas casas árvores de natal e nelas quase sempre, existe um papai noel.  Raramente, encontramos uma lapinha, um presépio com o menino Jesus.

        A cidade de Recife-PE, tem por tradição adornar as principais ruas do Centro Comercial. Esta decoração, torna o clima natalino mais convidativo as compras.  É um artificio usado pelos comerciantes para atrair os consumidores.

        Este ano, a decoração do Centro de Recife foi de uma pobreza que, você tem que procurar saber, em quais ou qual rua, foi adornada em comemoração ao natal.

        Seja qual for a cidade em que você esteja; a decoração gira em torno de Natal e Papai Noel.  As propagandas nas revistas, nos rádios, nos jornais, na televisão, na internet trazem sempre o bom velhinho, convidando as pessoas para irem as compras.  Papai Noel, decididamente está associado ao natal.

        Mas, o que é o Natal em sua essência? O Natal é só Papai Noel?  O Natal é consumir roupas, presentes, bebidas, comidas, ... ?

        Claro que Não.  O Natal representa o nascimento de Jesus Cristo!  O dia 25 de Dezembro é consagrado ao nascimento do menino Jesus.  O governador da Terra.  O Espírito mais evoluído do planeta.
O único Homem que serve de Modelo para tudo.

        O Natal é Jesus.  É fraternidade. É solidariedade. É amor!  É a confraternização entre os povos que, não basta vivenciar apenas no mês de dezembro ou no dia de natal; mas, vivenciar esta metamorfose de paz, de harmonia, de equilíbrio, de confraternização, de solidariedade, de muito amor.  Sempre!

        Tem grupos de pessoas que nesta época, se juntam e doam alimentos, presentes, roupas,... E algumas pessoas as criticam, porque elas só fazem isto na época de natal.  Graças a Deus, que elas fazem isto na época do natal.  Pior seria se jamais fizessem, praticassem este ato de amor.  Elas estão se iniciando na prática do amor, da fraternidade, da solidariedade, ... Mais na frente, farão deste ato de amor, um hábito; um roteiro de vida!  E outras pessoas, outros grupos, se iniciarão também.  Você já se iniciou nesta prática; ou está vivendo um natal de consumismo, de forma isolada?

        O Natal, é para ser vivenciado todos os dias do ano. Não apenas no mês de dezembro ou no dia 25 de dezembro.  Natal é Jesus.  Jesus é sempre! Jesus é Eterno.

        As cidades, os comerciantes, podem até continuar a usarem o bom velhinho Papai Noel, nas suas propagandas consumistas.  Atraindo as pessoas para fazerem suas compras.  Mas, têm a obrigação de lembrarem a sociedade que Natal, representa e é, o nascimento de Jesus Cristo que veio ao mundo em corpo carnal,  para reciclar a humanidade, para pregar a prática do bem, principalmente do perdão e da caridade.

        Vamos colocar faixas nas ruas, parabenizando o aniversariante do mês de dezembro - Jesus Cristo de Nazaré!  Vamos voltar a construir os presépios, lembrando o nascimento do menino Jesus!

        Vamos fazer mais que tudo isto; vamos ser solidários as pessoas.  Vamos conversar com elas.  Saber sobre seus problemas, suas dores, suas perturbações.  Vamos procurar saber onde e como podemos ser útil a alguém!  Vamos saber quais são as necessidades destas pessoas e vamos buscar ajuda para elas.  Isto é natal.  Isto é Jesus em ação.

        Na noite do Natal, antes do jantar, convide Jesus o aniversariante da noite, para participar da sua Ceia de Natal.  Reúna a família e seus convidados, se os tiver, em torno da mesa, sentados.  Faça uma prece e agradeça a Deus e a Jesus, por suas conquistas, pela saúde, pela paz, pela estabilidade da família, das pessoas e do "mundo".  Fale com Deus e Jesus, sobre seus problemas, suas dores e preocupações; seus projetos para o novo ano e suas perspectivas.  Peça apoio, amparo, proteção, para você e para a humanidade.  Abra o evangelho de Jesus, com os olhos fechados.  Leia a lição na página em que você abriu. Faça um breve comentário, passe a palavra para que outras pessoas, possam se reportar sobre a lição.  Em seguida, alguém fará a prece final de encerramento.  E vamos comer e beber, em homenagem ao aniversariante Jesus.
     
        Se souber que entre suas amizades, ou nas proximidades da sua casa, existe alguém carente de ajuda, mesmo que você não a conheça.  Aproveite a oportunidade do natal, para se iniciar na caridade.  Isto agrada Jesus.  Ele ficará contente em saber que nesta noite, conseguimos fazer alguém feliz.  Leve para estas pessoas qualquer ajuda.  Roupas, alimentos, dinheiro,... o que lhe for possível. Jesus não quer sacrifício, cada um ajuda como pode e quando pode.

        Para finalizar, quero deixar claro que nada tenho contra Papai Noel; muito pelo contrário, devemos continuar cultivando entre nossos filhos a figura do bom velhinho que premia os meninos bons. Ato continuo, temos a obrigação de esclarecer aos nossos filhos o que representa o natal.  Jesus.

        Aqui vai uma historinha.  Adulto é que nem criança.  Adora uma historinha :

        Um senhor, sonhou que Jesus viria jantar com ele, naquela noite de natal.
        Este senhor, ficou preocupado; pois, sua casa, suas acomodações não eram dignas de receber Jesus.          Ele não tinha se quer, uma comida de qualidade para oferecer a Jesus.  Mas, o que fazer?

        Ao amanhecer do dia. Limpou toda casa. Juntou os trocados que tinha e comprou o necessário, para um simples jantar.  Preparou tudo com muito amor e carinho.  Tudo estava pronto.  Agora era só esperar.

        Passou-se o dia e chega a noite.  O homem sentou-se em sua pequena sala e ficou a esperar. Impaciente, achou que tudo não passou de um simples sonho.  Que Jesus não viria jantar com ele, naquela noite de natal.  Mesmo porque, era noite de natal e Jesus, deveria ter algo mais importante para fazer, do que está ali com ele.  De repente pegou no sono, a espera estava sendo longa.

        Acordou com alguém batendo a porta.  Foi imediatamente abrir a porta, pensando que fosse Jesus.  Para sua decepção era um velhinho faminto.
        - Boa noite, o Senhor pode ajudar um pobre velhinho que está com fome e sede nesta noite de natal?

        O homem pensou: Puxa!  E agora.  Eu vou mexer no Jantar que preparei para Jesus?  Mas, já tem tão pouco!  Pensou.  Pensou e pensou. É vou retirar um pouco, de qualquer maneira Jesus não se incomodaria.

        Solicitou que o velhinho entrasse em sua casa e preparou-lhe uma pequena parte dos alimentos.
        O velhinho se alimentou, agradeceu por tudo, o abençoou e partiu, ...

        O homem refez a mesa posta e continuou a esperar por Jesus.  Passou-se um certo tempo e eis que alguém bate a sua porta.  Levantou-se e foi atender.  Não era Jesus.  Era uma senhora, mau agasalhada naquela noite fria de neve.

        -  Moço, pelo amor de Deus e de Jesus.  Socorra-me.  Morro de frio de de fome; preciso da sua ajuda!
        O senhor mais uma vez, ficou pensativo:  E agora! Vou mexer de novo nos alimentos que preparei para Jesus?  E quando Ele chegar?  Não vai ter mais nada.

        Após pensar um pouco.  Solicitou que aquela senhora entrasse; pois, iria lhe preparar o necessário.
        A mulher entrou e foi muito bem atendida.  Agradeceu e se retirou abençoando aquela casa, ...

        O homem refez mais uma vez, toda mesa. E ficou no aguardo de Jesus.  Cochilou.  Dormiu,...
        Mais uma vez, batem em sua porta.  Pensou:  Desta vez é Jesus!  Abriu a porta e desta vez, era uma criança.  Um menino.
        A criança tremia de frio.  Mau vestida.  Olhos fixos no senhor, solicitou abrigo por aquela noite.
O homem não pensou duas vezes, solicitou que o garoto entrasse. Acolheu a criança.  Alimentou, agasalhou e deu-lhe um lugar para dormir.  Após, continuou a esperar por Jesus, embora, aquela altura, houvesse pouco alimento para o jantar.

        O senhor esperou, esperou, esperou, ... Cochilou, cochilou e dormiu, ...
        Sonhou que estava em um lugar bem bonito, bem simples, onde muitas pessoas aguardavam para falar com Jesus.  Estavam comemorando o aniversário de Jesus. Era Natal!  Todos estavam felizes.  De repente, eis que anunciam a presença de Jesus!

        As pessoas formaram duas colunas.  Jesus vem caminhando entre estas duas colunas humanas. Tocando as pessoas e conversando mente a mente com elas.  Incrível.  Jesus mantinha um diálogo de forma individual, com todas as pessoas ali presentes, simultaneamente, ao mesmo tempo.  Ninguém, ficou sem falar com Jesus.    
        Todos sorriam, era alegria só!  Caia sobre todos uma chuva prateada.  Eram bençãos bondosas e infinitas de amor, de paz, ... Jesus deixou para todos uma mensagem de paz, de amor, de fé e esperança.  Jesus se despede da multidão.  E como que por um encanto, sumiu entre os nossos olhos.

        No diálogo que tive com Ele.  Eu perguntei por que Ele, não foi jantar comigo em minha casa. E ele me disse que, por três vezes, esteve comigo e foi muito bem recebido. Falou que na terceira vez, pernoitou na minha casa.  Ele esteve comigo, por três vezes.  Na condição de um velhinho, de uma senhora e de uma criança. E me lembrou:  "Quando fazeis a um destes pequeninos, é a mim que o fazes". E agradeceu por minha bondade.

        O senhor acordou maravilhado.  Orou, agradeceu a Jesus e foi acordar a criança que havia pernoitado em sua humilde casa.  Para seu espanto, a crianaça havia sumido. Embora a casa estivesse com as portas fechadas.

        Esta história é de autoria desconhecida e foi por mim adaptada.

        Feliz Natal!  Muita Paz!

        E. Valentin
     
        edivaldovalentin59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário