Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

QUANDO É O DIA DOS PAIS?




          Quando é o dia dos pais?  Convencionalmente, o dia dos pais, é o segundo domingo do mês de agosto.  Esta data, foi convencionada, para a comemoração, prestação de homenagens aos pais aqui no Brasil.  O primeiro ano a ser comemorado aqui no Brasil, foi em 1.950.

          Nos demais países, pelo menos na maioria deles, a data convencionada é o dia 19 de Junho.  Esta homenagem, inicialmente, começou nos Estados Unidos da América do Norte, aproximadamente em 1.909.

         Atualmente, os empresários na área do comércio, desta data se aproveitam para aumentar suas vendas.  Para tanto, investem na mídia. Efetuando propagandas que chegam a incomodar; aqueles filhos que não dispõem  de dinheiro, para comprar um presente e oferecer a seu pai.

       Na verdade, com todo respeito a tradição exercitada pela sociedade; o dia dos pais, são todos os santos e divinos dias. E o maior presente que os pais esperam receber dos filhos, é o carinho, o amor, a atenção, a compreensão, ....   Não basta apenas dar um presente material e esquecer o pai o restante do ano.  Tem que participar no dia a dia do pai.

       Você já perguntou ao seu pai, se ele é feliz?   Já perguntou se está lhe faltando algo?  Já perguntou ao seu pai, se gostaria de realizar algum projeto, um sonho, uma vontade, um desejo?

        Quando foi a última vez, que você disse a seu pai, o quanto o ama?  Como.  Você nunca disse a seu pai que o ama?  Cristo de Deus!   Que tal daqui para frente, dizer isto a seu pai todos os dias?

       Pois é.  Milhares de pessoas, se limitam a no dia dos pais, conceder-lhe um presente e depois os esquece, o restante do ano.  Pode?  Que filho é este?    Pai, é gente igual a você, igual a nós,  e sendo assim, também gosta e quer amor, carinho, atenção, ....

       Já pensou, no dia dos pais.  Seu filho está na cadeia, no presidio,  por prática delituosa.  Pode? Este pai é feliz?  Vale apenas, simplesmente, receber um presente no dia dos pais?  E contrariá-lo, fazendo-o infeliz o resto do ano?

      Quantos filhos, enveredaram no caminho do crime, se envolvendo com drogas, fumos, bebidas alcoólicas, armas, .... Crimes, ações delituosas. Estas pessoas, estão matando seus pais, de forma lenta.  Pela decepção, dor moral, vergonha, ....  Vão se abatendo, em seu silêncio, se deprimindo, se acabando envolto a tristeza, .... E morrem.  Não é apensa um presente no dia dos pais que, vai fazer o pai feliz!

     Tem filho que, após "criado", a muito custo por seu pai, abandona o próprio pai, quando em sua velhice.  As vezes o coloca em um abrigo, um asilo e nunca mais volta a vê-lo.  Se quer, se apresenta no sepultamento do pai.  Digo isto, porque, faço parte de um abrigo de vovozinhas, e é isto que acontece por lá.

     Tomei conhecimento, através de um amigo que, em visita a um amigo.  Percebeu que os pais dele, estavam residindo em uma casinha lá no fundo do quintal que, anteriormente, havia sido habitada pelos cachorros da casa.  Claro que ele deve ter realizado algumas reformas.  Mas e daí?  Colocar seus pais, em um ambiente que anteriormente foi utilizado pelos cachorros da casa.  Isto existe?  É muita ingratidão.  É a falta de reconhecimento pelo trabalho, dedicação, abnegação, sacrifício, .... Vivenciado pelos pais.  Quantas noites mal dormidas.  Quantas renuncias.  Quantas vezes deixou de comer algo, para deixar para o filho.  Quantas vezes deixou de comprar algo para se, para comprar algo para o filho.  Só eles o sabem.

     No dia dos pais, comprar um presente para eles, é muito pouco.  Os pais, merecem tudo dos filhos.

     Aqueles filhos que, por ventura não tiverem dinheiro, para comprar um presente para os seus pais; nem se preocupem, comprem outro dia.  O dia dos pais, são todos os santos e divinos dias.

     O melhor presente para os pais, é saber que seu filho é um homem de bem.  Que seu filho, não se envolve com armas, com drogas, com o tráfico.  Que seu filho não é alcoólatra.  A maior satisfação para um pai, é saber que seu filho é respeitado e querido por todos.

     O melhor presente para um pai, para uma mãe.  É o filho ser dedicado aos estudos, buscar uma qualificação superior.  Trabalhar. Não se envolver em atos ilícitos.  Ter atenção, amor, carinho, com seus pais.   Respeitá-los, ser obediente, ....  Durante todo o transcorrer do ano, sempre.

     Infelizmente, ainda existem filhos que maltratam seus pais.  Que os ignora. Filhos que respondem aos pais, que lhes dizem desaforos, ....   Filhos que espancam seus pais.  Filhos que abandonam seus pais.  Filhos que se negam aos seus pais.  Pior ainda, existem filhos que assassinam os seus pais, ....

    Filhos que os pais são falecidos e eles se quer, lembram-se dos seus pais. Nunca elevaram o seu pensamento a Deus e pediram pelos pais.   Jamais foram ao túmulo do pai e lhes prestaram uma homenagem.  Uma simples rosa sobre seu túmulo.   Estes pais sofrem, tamanha ingratidão, quer no mundo material e ou no mundo espiritual.

     Não existe ex-pai e ou ex-filho. Esta relação vem além esta vida. Quer por afinidade e ou antipatia.  Data de vidas passadas, outras encarnações.  E hoje, estão aqui para resgatarem suas diferenças, suas antipatias.

    Um presente material, é muito pouco para doar a um pai.   O pai precisa e merece muito mais do que este presente.  Principalmente, para os filhos ingratos.  Cuidado.  Muito cuidado.  Os filhos ingratos irão colher no futuro, o que plantaram no passado recente, hoje, amanhã, ... Plantou colheu.  Os filhos ingratos também têm filhos.  Quem sabe, os filhos irão também aprontar com eles.  Serem ingratos.

    Ainda é tempo de fazer as mudanças.  Vamos interagir com nossos pais.  Vamos respeitá-los.  Amá-los. Vamos encher-lhes de amor, carinho, atenção, ....  O mal se paga com o bem.  Imagine o bem que recebemos dos nossos pais, como iremos retribuir-lhes?

     Disse Jesus:  "Os meus discípulos, serão conhecidos por muito se amarem".

     Um casal, não estavam se dando bem em seu relacionamento conjugal.  A esposa, em atitude infeliz, colocou para o esposo:  "A partir de hoje, ou eu ou seu pai, dentro desta casa. Não aguento mais  conviver com meu sogro,  seu pai".   O esposo passou parte deste dia, buscando uma saída para o impasse. O que fazer com seu próprio pai!  Ao final da tarde, chamou seu único filho e lhe disse:  "Pegue as coisas do seu avó e coloque tudo dentro da mala grande.  Inclusive aquela manta vermelha.  Quando tudo estiver pronto me avise".  O filho saiu e foi cumprir as ordens do pai.

     Após uma hora, retornou a presença do pai e disse: "Pronto papai, está tudo aqui, as coisas do vovô".

     O pai perguntou: "Colocou a manta vermelha? O filho respondeu: "Coloquei papai, apenas metade da manta".   O Pai já atordoado lhe disse: "Mas a manta é para aquecer seu avô, quando do frio, vou levá-lo embora daqui."  O filho respondeu:  "Eu sei papai. Eu sei.  Vovô está indo embora, para não mais voltar.  Sabendo disto. Cortei a manta ao meio.  Já estou deixando uma parte para o Senhor levar.  Quando eu tiver que lhe "botar" para fora desta casa, no futuro".

    O pai parou para pensar. Pensou, pensou e pensou.  Afinal encontrou uma solução e todos continuaram residindo naquela casa, ninguém saiu, ...  Você, o que tem feito com seus pais?

    Feliz dia dos pais!  Fiquem todos com Deus.  E fiquem todos em paz!

    E.  Valentin

   edivaldovalentin.59@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário