Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

QUAL A FÓRMULA, PARA SER FELIZ EM 2.019 ?




               Estamos vivenciando as preparações, para receber o Natal - 2.018.
               Milhões de pessoas, comprando roupas novas, calçados, comidas típicas, bons vinhos, champangnes, ...Gostosuras da época de fim de ano.

               Reforma da casa, pinturas novas, troca da mobilia, renovação do jardim, ...  Mas, será que a felicidade das pessoas em 2.019, está exatamente nessas práticas ... ?   Bem se a felicidade das pessoas, estiver nessa prática.   O que dizer e fazer, com relação as pessoas pobres, desempregadas, miseráveis, ...  Que não têm dinheiro, para tal, ... ?  Essas pessoas estão condenadas a infelicidade em 2.019 ... ?

               Você chega nas lojas, nos Shoppings, o que se observa é propaganda Natalina e de Fim de Ano.  É Papai Noel pra lá, Papai Noel pra cá, ...  O nobre e bom "Velhinho", colocando as crianças no colo, conversando com elas e as orientando, dando-lhes alguns presentes, ...

               Mas, o que é o Natal, época, festa, evento, ...  Representa, o dia do nascimento de Jesus Cristo.  O Cristo de Deus Eterno e Vivo.  Para Você ir até Jesus, Você o faz de forma simples, nu, vestido, sujo, cheiroso, limpo, bem vestido, mal vestido,  ...  Pela manhã, tarde, noite, madrugada, nos dias úteis, nos feriados, sábados e domingos, ...  Para falar com Jesus, não precisa agendar.  Pode ser de surpresa.  Não precisa vestir paletó e gravata, roupa nova e ou de marca.   Natal é Jesus, é a lembrança do seu nascimento. Natal não é Papai Noel.

               Papai Noel é uma criação dos grandes empresários lojistas. Os quais, a partir do mês de Novembro de cada ano, inicia uma forte propaganda consumista.  Incitando as pessoas a comprarem roupas novas, calçados, ....   A reformarem suas casas, apartamentos, .....   A comprarem presentes para a parentela e os amigos.  A comprarem comidas e bebidas típicas da época, do evento profano, ...  Pois é, transformaram o Natal, em um evento profano.  Pois, muitas pessoas, se quer sabem que o Natal é para comemorar o nascimento do Cristo de Deus Eterno e Vivo.  Pensam que o Natal, é simplesmente um evento comum, profano, para se "tomar muita cachaça". Dançar, fazer noitada, namorar,  ...

               Enquanto o sentimento do povo, não mudar, não se educarem, não tomarem conhecimento da mensagem Divina, "das coisas de Deus", não haverá felicidade, ...Mesmo porque, as Leis Divinas estabeleceu que, para cada ação, corresponde uma reação.  Uma Ação má, vai corresponder a uma reação infeliz, de dor, sofrimento, tristeza, desequilíbrio,  .... Enquanto que, uma boa ação, de bons propósitos; vai gerar uma reação de benças bondosas e infinitas, em favor de quem as praticou. Alegria, satisfação, prazer, ....Realização, sucesso, ....  Deus não vai faltar na caminhada do homem de bem, do honesto e do justo.

               Jesus Cristo, quando por aqui passou há 2.018 anos atrás, pregou que: "Os meus discípulos, serão conhecidos por muito se amarem".   Pois bem, milhares de pessoas se quer, amam seus familiares.  Com todo respeito, imagine amar as pessoas que não fazem parte do circulo dos seus familiares e amigos, ....

               A vida é construida por opção, por escolhas.  Cada pessoa constrói, opta por ser feliz e ou infeliz.  Através da sua prática diária, quer consciente e ou inconsciente. Deus nos dotou de todo potencial, saber notável, para que possamos sempre, utilizar esse potencial na prática do bem, principalmente para auxiliar as pessoas.  Contudo, nos deixou, nos dotou do livre arbítrio.  Quer dizer, nós somos livres, para praticar o que bem quisermos e entendermos, com responsabilidade.

             Sendo assim, quem plantou o bem, amou  seu próximo, foi caridoso, perdoou, foi solidário, paciente, tolerante, fraterno, ajudou as pessoas, respeitou a todos, sobreviveu com honra e dignidade, ...  Certamente, cumpriu com seu dever, perante as Leis dos Homens e de Deus.  Plantou o bem, certamente, vai colher felicidade, paz, harmonia, alegria, sucesso, vitória, ...  Bom êxito.

               Contudo, quem usando do seu livre arbítrio, plantou a discórdia, matou, roubou, assaltou, traficou drogas, estuprou, .... Praticou o mal, prejudicando a sociedade civil organizada.  Essas pessoas, plantaram a maldade, o terror, prejudicaram as pessoas; portanto, irão colher o fruto do seu plantio; ou seja, irão colher, dor, sofrimento, tristezas, tragédias, enfermidades, ....  Aparentemente, sem fim.

               De onde se conclui que, quem planta colhe.  O plantio é livre.  Você  planta o que quiser mas, se o plantio é livre, a colheita é obrigatória..  E mais cedo ou mais tarde, Você vai colher o resultado do seu plantio.  Do que se conclui que, o Seu Feliz Ano Novo de 2.019, para ser de felicidade, só depende de Você.  Não adianta no romper do ano, na passagem de 2.018/2.019 Você dá uns pulinhos sobre as ondas do mar.  Comer uvas, ...  Usar roupas brancas, ...  Fazer isso e ou aquilo, ....  Limpara a casa. Queimar incenso, perfumar a casa.  Tomar banho de ervas, ...

           Primeiramente, limpe o seu coração, a sua tela mental, sua cabeça, seu cérebro, ...  Seja razoável, bom filho, bom pai, boa mãe, bom amigo, bom irmão, ...  Respeite as pessoas.  Pratique o bem sempre, ...  Seja honesto, tenha dignidade, ...Disse Jesus Cristo:  "Vós sóis deuses, que brilhe a Vossa luz".  Pois bem, Você não é Deus, mas, copie a bondade de Deus junto as pessoas, ....

          Agora Eu lhe pergunto:  Como será o seu ano de 2.019 ... ?  Será de felicidade ou cheio de probleminhas, .... ?   O que Você tem plantado em sua vida, em sua caminhada .... ?

          A nossa felicidade só depende de nós.  Da nossa prática diária.  Jesus quando por aqui passou, nos deixou a fórmula da felicidade, a porta estreita.  Mas, muitos de nós, preferimos a porta da perdição, ...

          Deus é inteligência suprema.  Causa primária e primeira de todas as coisas.  Nos criou segundo a sua imagem.  Nos dotou de sabedoria notável.  Nos fez simples e ignorante. Nos dotou do "Livre Arbítrio"; para que pudéssemos decidir  sobre nossas vidas.  Portanto, Deus não tem culpa e nem é responsável por nossa felicidade e ou infelicidade.  Cabe a cada um de nós esta escolha, essa opção, ... O que ocorre através das nossas ações no dia a dia, ações boas e ou ações ruins, ....

               Você pode até cometer um crime e "escapar das Leis dos Homens".  Mas, certamente, ninguém escapa das Leis de Deus. Ser feliz e ou infeliz, só depende de Você, ....   Seja feliz, perdoando as pessoas, ajudando-as, sendo caridosos, fraternos, solidários, ...  Sendo pacientes, tolerantes, ....  Ouvindo mais as pessoas e falando menos, ...  Esta é a fórmula da felicidade.  Feliz Ano Novo - 2.019.


Edivaldo Valentin
escritor - advogado - prof. de direito penal e direito processual penal - cristão kardecista

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

PEDE AJUDANDO





               Pede ardentemente o Amparo Celestial, mas não olvides  o socorro a que te sentes compelido no caminho terrestre.

               O Anjo ouve o Homem na medida que o Homem ouve os próprios irmãos.

               Esperas jubilosa segurança para os que nasceram em tua equipe doméstica, no entanto, consagra essa ou aquela migalha de teu próprio conforto aos que se reúnem, desalentados, na furna do sofrimento.

                Contas com o agasalho justo em favor daqueles que te merecem carinho, contudo, estende alguma peça desnecessária ao companheiro relegado à intempérie.

               Rejubilas-te com o pão farto, entretanto, divide alguma fatia dispensável à mesa com aqueles que trazem o estômago flagelado no corpo desnutrido.

               Agradeces, ditoso, os talentos da provisória tranquilidade que te enriquecem os dias, mas aplica alguns momentos no concurso fraterno, a benefício dos que choram sem esperança.

               Regozijas-te com a fé luminosa de que te coroas perante o mundo, todavia, não fujas à esmola de paz aos que vagueiam nas trevas.

               Alegras-te com à saúde preciosa que te assegura harmonia interior, no entanto, ampara o enfermo esquecido que te mostra os braços sequiosos de entendimento.

               Ergues tua voz no Templo Celeste, entretanto, entretanto, milhares de vozes, cada dia, erguem-se da sombra humana, buscando-te o coração.

Aqui alguém te solicita a bênção da simpatia, adiante há quem te rogue cooperação.

               Pede, pois,  ajudando.

               Lembra-te de que podes também auxiliar e serve quanto possas.

               Pela fé subirás ao Senhor com a tua súplica, mas pela caridade o Senhor descerá ao teu encontro para que as tuas mãos se enriqueçam de amor na construção do Reino da Luz.

                                                                EMMANUEL

                                 (Psicografia de Chico Xavier, do Livro "Ideal Espírita" )