Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de maio de 2014

MUDANÇAS DE VALORES. O TEMPO PASSOU E O POVO PERDEU A VERGONHA, ...




               Tenho 61 (sessenta e um) anos de idade.  Lembro-me de fatos por mim vivenciado na época da minha infância, adolescência, ....

               Lembro-me que, próximo a minha casa, existia um terreno baldio; o qual, chamávamos de sítio.  Era um terreno que media aproximadamente, 50  X  50 metros.  Havia algumas árvores, .... O piso do sítio era arenoso.  Alguns colegas, pessoas conhecidas minhas, jogavam bola neste sítio.

               Era difícil as pessoas terem uma bola para jogar.  Você acredita ?  Pois é, não havia tamanha facilidade para se ter dinheiro e disponibilidade para se comprar uma bola, ...

               Estes colegas faziam "bola de meia".  Está achando estranho?  Pergunte as pessoas, suas amigas, já de idade e lhes pergunte sobre a tal "bola de meia".   A bola de meia, era uma bola construída a partir de uma meia.  Uma meia normal que se usa com o sapato.  E então.  Se enchia esta meia com pano, dando um contorno redondo. Virando a meia e dando um nó, sucessivamente, ....

               O jogo, era chamado de barra a barra. Ficavam duas pessoas de um lado, dentro de uma barra, medindo aproximadamente uns dois metros e mais duas pessoas do outro lado; também, dentro de outra barra com a mesma medida.

               As duas duplas, atiravam a bola com os pés, com relativa força, uma contra a outra.  Aquela dupla que primeiro fizesse dez gols, venceria a partida.

               Pois bem, que crime tem, que crime cometiam estas pessoas em jogarem este tipo de jogo, em um terreno baldio, em um sítio ? Pois é, mas ainda assim.  Policiais nos proibiam de jogar futebol.  Alegavam que fazíamos poeira e isto incomodavam os comerciantes.  A poeira caia sobre suas latas de "manteiga".  A manteiga era vendida em latas grandes, vendia em retalho, cem, duzentas gramas, ....  As mercíarias, ficavam a mais ou menos uns cinquenta,  metros deste sítio.  Mas, as pessoas se incomodavam.

               Um belo dia.  Estava jogando bola neste sítio.  Duas barras, para jogos do tipo "barra fechada". Quatro pessoas, contra quatro pessoas.  De repente, de longe, percebemos a chegada da policia, pegamos a bola, as traves, ...... Pernas prá que te quero, .... Corremos para os nossos lares.

               De repente, estou tomando banho, em um chuveiro bem gostoso, quando escuto minha mãe me chamando:   "Vado, o que é que você andou aprontando.  Tem um policial aqui a sua procura, ...."
Puxa, tive medo, mas; que crime havia cometido ?  Jogar bola em um sítio, era tão grave assim?  Para um policial vir me prender.  Saí do banho e fui ter com o policial.  Ele me conhecia, sabia que eu era do bem.  Me deu uns esporros e foi embora.

               Meu Deus!  Um dia, na década de 60 (sessenta) um policial, bateu em minha porta.  Porque eu estava jogando bola em um sítio.  Pode?   E os comerciantes, se queixavam a policia que, com o jogo de bola, a poeira que nós fazíamos, a cinquenta metros deles, lhes incomodavam.  Caiam sobre a lata de manteiga aberta.  Ora bola, usava uma tampa.  Uma outra "coisa" qualquer, ....  Era mentira deles.  Nós não fazíamos poeira.  E estávamos a mais de cinquenta metros.

            Este fato ocorreu no Bairro do Pina, Recife-PE.  Onde era o sitio, hoje funciona uma escola; antes, funcionou a sede da Escola de Samba Vai-Vai.

           Tenho lembranças também, dos domingos pela tarde.  A criançada frequentava o Cinema Atlântico, lá no Pina.  Onde hoje funciona o Teatro Barreto Junior.  Pois bem, as crianças e os adolescentes, compareciam ao cinema e aproveitavam, para levarem, revistinhas, gibis, para trocarem, uns por outros.  Pois bem.  Não sei porque, mas a policia proibia esta troca. Metia medo nas crianças.  Tomava os gibis.  Era um terrorismo só, .....  Meu Deus, que crime.  Trocar gibi?

          A principio, nos parece que a policia daquela época,  não "tinha o que fazer".  Se preocupando com estes tipos de "coisas".  Pasmem! O problema "eram os valores morais".  Este comportamento, esta prática destas crianças e destes adolescentes, naquela época, naquela oportunidade, era tido como inadequado, impróprio, delituoso.  Hoje, esta prática passaria despercebida, das autoridades constituídas.  Os delitos de hoje, têm outros valores, são mais graves, ..... Outro momento, outros crimes, outros delitos.

          Hoje, nesta data, nesta época, em 2.014.  Verificamos vândalos nas ruas, matando, estuprando, roubando, traficando drogas, .....   E em certos casos, a policia não dá conta deste marginais.  Outras vezes, a policia não faz nada, se omite, .....  Em outros casos, a própria polícia está envolvida com estes crimes, dando mau exemplo a sociedade, ..... Pode?  Claro que isto não é regra geral.  Dentro de toda classe profissional, existe as pessoas boas e as pessoas maus.  Com a polícia não é diferente. Existe os bons policiais, que dão exemplo a sociedade, no que tange, a cidadania, solidariedade, fraternidade, justiça, ....  Homens de bem.

        Hoje, 15 de Maio de 2.014, o povo pernambucano vivencia uma greve da policia militar.  Observamos pessoas roubando, matando, traficando, ....  Saqueando supermercados, lojas, ...    Arrombando bancos, loterias, caixas eletrônicos, .....  E ninguém vai preso.

        Alguém a de dizer.  Mas, é porque a policia está em greve.  Ora, pessoal.  Quer dizer que, se não tivéssemos policiais nas ruas, no dia a dia, .... Teriamos a prática de todos estes crimes, todos os dias?
Estariamos voltando a época medieval, a primitividade ?   A "terra sem lei".  A lei dos mais fortes ?

        O que houve ?  Mudança de valores ?  Na década de 60, era crime jogar bola na rua.  Trocar gibi no cinema, ......   E hoje assaltar  banco, traficar droga, estuprar, ....  Não é crime ?  Parte da sociedade, perdeu a noção dos valores morais ?  E se a policia não estiver por perto, eles podem tudo.  Roubar, assaltar, matar, estuprar, traficar, .....  Pode ?  É correto, este procedimento é legal ?

          Concluindo.  Estamos vivenciando a transição planetária.  Estas pessoas estão se revelando em seus sentimentos.   Se apresentando aos espíritos de luz.  Guardiões das Leis Divinas.  Estes maus feitores estão se apresentando, por seus atos, inadequados, par a convivência comum, com as demais pessoas.  Falta-lhes o respeito para com o próximo.  Estas pessoas, estes mau feitores, provavelmente, serão transferidos para um planeta inferior ao planeta terra.

          Aqui não a mais espaços para espíritos endurecidos, corruptos, mau feitores, ....  Espíritos que não respeitam sua vida e a vida do seu próximo.  Espíritos que não perdoam.  Espíritos cheios de mágoas, rancor, ...  Espíritos violentos, assassinos, cafajestes, vândalos, ....

          Eles estão se apresentando as Leis de Deus.  Eles estão gritando:  "Eu estou aqui, ... aqui, ... aqui, ...."  E eles estão sendo monitorados.  Sua hora está chegando, .... Irão deixar a terra, limpa, para os homens de bem.

          Disse Jesus:   "Os meus discípulos, serão conhecidos por muito se amarem".  Milhões de pessoas não amam nem a se mesmo, nem a seus familiares, .....   Imaginem amar seu irmão, seu próximo, ....  Amar as pessoas que se quer eles conhecem ?

          Disse ainda Jesus:    "Que brilhe a vossa luz".  Milhares de pessoas estão com o brilho de seus espíritos, meio que opaco, sem luz.  Imaginem brilhar ?

          A vida segue. Não existe sorte, azar, destino, .....  Nós construímos o nosso futuro de bom ou de ruim, através das nossas ações.  Hoje, estamos construindo o nosso futuro.   O nosso hoje, foi construído no passado, ontem, .....

          Apesar da mídia, do jornalismo, da tv, do rádio, do jornal, das revistas, da internet, .....  Dos meios de comunicação, divulgarem em maior escala, a dor, a tristeza, a desgraça, os crimes, as tragédias, ......  Pois nos parece que é isto que dá ibope, audiência, ....  Ainda assim, acreditem que, o bem é realizado em grande escala; porém, não se divulga pois esta informação, esta matéria, não dá ibope, não dá audiência.  Existem outros tantos milhões de pessoas, fazendo o bem em favor da humanidade, do nosso próximo.

          Na verdade, não estamos vivenciando uma mudança ou inversão de valores morais.  Aquelas pessoas que os pais os controlava com um simples olhar.  Aprenderam com seus pais o caminho do bem e jamais esqueceram, este caminho.

          Aquela geração que nasceram comigo e conviveram comigo e tantas outras gerações de pessoas e que, nossos pais, as autoridades constituídas, a polícia, ....  De alguma forma nos ensinaram boas maneiras, ética, moral, honestidade, .... Estes aspectos, estes ensinamentos, jamais iremos esquecer.  Ninguém esquece o que aprendeu.  Na escala evolutiva moral, individual, ninguém desaprende, ninguém esquece, ninguém retroage.  Você pode até ficar inerte, parado, ... Mas, ninguém retroage na escala evolutiva.

        Portanto, infelizmente, milhões de pessoas; as quais nos parecem boazinhas.   Mas, não são.  Na primeira oportunidade,  botam as "unhas de fora" e praticam delitos.   Estas pessoas não perderam a vergonha, bem como, não houve mudanças de valores, quanto a determinados fatos.  Com todo respeito, simplesmente, o que lhes faltava era oportunidade para a prática do mau.  Está chegando a hora, destas pessoas serem transferidas, para um outro planeta, onde terão dificuldades com a própria sobrevivência e necessitarão de viverem de forma coletiva e solidária, caso contrário, perecerão.

         E você, o que está construindo ?   Vai permanecer aqui na terra ou vai ser transferido, para um planeta inferior a terra ?

   
          Edivaldo Valentin

          edivaldovalentin59@hotmail.com 
     

sexta-feira, 9 de maio de 2014

ADOLESCENTE DE TREZE ANOS DE IDADE, ABUSA SEXUALMENTE DE SUAS DUAS IRMÃES, DE TRÊS E SEIS ANOS DE IDADE. JUSTIFICANDO QUE OBEDECEU A UMA VÓZ MISTERIOSA. PODE ?






               Os jornais do Recife-PE, noticiaram  nesse início do mês de maio de 2.014 que, no Bairro de Jardim São Paulo nesta cidade.   Um adolescente de treze anos de idade, foi flagrado por sua mãe, abusando sexualmente das suas duas irmãs; uma de três anos de idade e outra de seis anos de idade.

               Sua mãe, quase enlouqueceu ao perceber a cena desastrosa.  Pelo relato, pela prática; parecia comportamento de pessoa adulta.  Ao mesmo tempo ele a beijava, se masturbava e tocava as partes intimas da irmã.   Difícil de se acreditar.  Triste fato, realidade, para a sociedade.  Desespero para esta mãe.

               No meu livro "Retalhos de Sabedoria".  Relatei um fato ocorrido na Alemanha; onde um garoto de quatro anos de idade; estuprou uma garotinha de cinco anos.  Esta matéria, fez parte de um trabalho final; uma  monografia; apresentada por mim, na ESMAPE - Escola Superior da Magistratura de Pernambuco. Em um curso de pós graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal, que cursei em 2.007.

               A mãe procurou as autoridades policiais e o garoto foi "apreendido".  Sábia atitude; porém, o comportamento das autoridades constituídas é que, com todo respeito, não está de todo adequado para solucionar o caso em tela.  Não basta apenas o tratamento piscicológico.   É necessário, cuidar do lado moral, do espírito.

               Questionando o "garoto" sobre as razões que o levou a praticar tal fato; ele o garoto, explicou que, "seguiu ordens de uma voz misteriosa". 

                Eu imagino que, milhares de pessoas ao tomarem conhecimento desta informação; devem ter dado boas gargalhadas.  Pois bem, eu porém vos digo,  cada pessoa tem a companhia espiritual que merece.  Famílias que não tem uma religião definida.  Não que religião salve alguém; mas, auxilia no orai e vigiai.   Pai e mãe que não ensinam seus filhos a orarem, a conversarem com Deus, com Jesus.    Famílias que não praticam o bem, a caridade, a solidariedade, a fraternidade, o perdão, ....  Estas pessoas estão distantes dos bons espíritos.  Então os maus espíritos se aproximam delas e as induz ao erro. A crime.  Isto chama-se obsessão.

             Estes espíritos enfermos, inferiores, andam lado a lado com estas pessoas, as influenciam no seu comportamento, ..   De tal maneira que as subjugam; isto é estas pessoas não conseguem se libertar.  Mesmo porque, não sabem o e é que lhe está ocorrendo.
 
              Portanto, fácil, fácil, para estes espíritos enfermos "darem às ordens" e as pessoas obedecerem; como foi e é o caso deste garoto, que  disse ter obedecido as ordens de uma voz misteriosa.           

             É por isto que, não adianta a pena de morte.  Mata-se o corpo; mas, o espírito permanece vivo e com mais "raiva".  "Mais ódio".    As vezes procura vingar-se.

               O espírito é eterno.  Morre o  homem; mas, o espírito continua vivo.  Do mesmo jeito que era enquanto no corpo carnal.  Ninguém  "vira" santo, apenas porque morreu.

               Após a morte; os estupradores, os assassinos, continuam os mesmos; agora em espírito, desprovidos do corpo carnal.  Mas, continuam atuado, agindo, .... Induzindo as pessoas, a cometerem os mesmo crimes que estes espíritos praticavam, quando eles estavam no corpo carnal.

               Portanto, dependendo do comportamento deste garoto que abusou das suas irmãs.  Dependendo dos seus pensamentos, ....  Estes espíritos enfermos, perversos, inferiores, se aproximam das pessoas,  deste garoto; e pela sintonia do pensamento, da prática do dia a dia. Destas pessoas e sugerem a prática delituosa.  As vezes até incorporam nelas; isto é, naquele instante usam o corpo da pessoa.  É o próprio espírito enfermo, inferior, perverso que, está ali praticando sexo, matando, fumando maconha, ...

             O espiritismo não é a religião do futuro; mas sim, o futuro das religiões.  Qualquer espírita sabe destas possibilidades.  Não têm dúvida de que o garoto em tela, foi induzido ao erro, ao crime.

             Sabem também que, a cura deste garoto e destas pessoas que assim agem, está no trabalho de desobssessão.  Esclarecimentos das causas.   Mudança de comportamento, de pensamento. Quebra desta sitonia com este espíritos enfermos.

            A prece serve para tudo.   É remédio para todas as horas.   Imagine que, existem pessoas que não oram.  Não elevam seus pensamentos ao alto para se comunicarem com Deus.