Total de visualizações de página

domingo, 22 de setembro de 2013

DE QUEM É A CULPA OU RESPONSABILIDADE DA NOSSA DOR E DO NOSSO SOFRIMENTO?





               Milhões de pessoa no "mundo inteiro", culpam ou responsabilizam, sua parentela; ou seja, seus pais, seu esposo ou esposa, seus filhos, irmãos, colegas, amigos, ... Por  suas dores e seus sofrimentos.  Ora, o progresso moral das pessoas, ocorre de forma individual.  Não existe duas pessoas, com o mesmo grau evolutivo.  Cada pessoa é única.

               Várias pessoas, podem até fazerem parte de um grupo, dotados de qualidades intelectuais e morais, semelhantes.  Mas, ainda assim, mesmo dentro deste grupo, existe um parâmetro que os reúne pela afinidade. Contudo, dentro deste grupo, não existe duas pessoas iguais. Nós somos único.

               Não existe um efeito, sem que também, não exista uma causa anterior que o defina, este efeito.  Pois é, a dor e o sofrimento é um efeito. Eles existem porque uma causa lá atrás, no passado, provocou este efeito.  E esta causa, é da responsabilidade de cada um de nós.

               Ninguém sofre, por culpa e ou responsabilidade do pai, da mãe, dos irmãos, dos tios, sobrinhos, dos filhos, colegas, amigos, um terceiro desconhecido, .... Não.  Cada pessoa, sofre por sua culpa ou responsabilidade.   Disse Jesus:  "A cada um, segundo as suas obras".  Isto é, cada pessoa, vai receber o que de bom ou de ruim, de acordo com as suas obras, suas opções, suas omissões, ...

               Mesmo que você olhe para trás, para o seu passado e não localize, não identifique a causa; é provável que ela tenha ocorrido em vidas anteriores, vidas passadas.  Ninguém sofre de forma injusta.  Deus é fiel.  Deus é infinitamente bom, justo, amável e misericordioso.

               Está escrito no evangelho:  "Não cairá uma folha seca, se não com a permissão de Deus."
               Ainda assim, Deus, não quer o sofrimento das pessoas, mas, permite; por força da própria opção de cada pessoa.

              A vida é construída por opção.  Cada pessoa opta por aquilo que quer ser:  médico, advogado, engenheiro, politico, promotor, juiz, servente, motoqueiro, ladrão, traficante, corrupto, ....

               Nós somos artífices do nosso futuro.  Na época de plantar cada um, planta o que bem quer.  O plantio é livre.  Mas, na época da colheita, esta é obrigatória. Cada um vai colher, o resultado do seu plantio.  Portanto, quem plantou desamor, matou, roubou, mentiu, traiu, traficou, estuprou, .... Vai colher dor e sofrimento.  Porém, quem plantou o amor, o perdão, a paciência, a tolerância, a solidariedade, a caridade, a fraternidade, ... Vai colher bênçãos bondosas e infinitas.  Vai viver em paz, em harmonia, feliz, ...

               Ninguém sofre por culpa de outra pessoa.  Cada pessoa vai receber das Leis Divinas, de acordo com aquilo que deu as pessoas, a sociedade.  Não fazer nada, não fazer o mal,  é o primeiro passo.  Em seguida, devemos fazer o bem.  Sem olhar a quem, sem nada esperar em troca, sem interesses, ...  Se pudermos evitar que esta pessoa peça, solicite este favor.  Se pudermos nos antecipar, melhor ainda; pois, evitaremos que esta pessoa se constranja.

              Disse São Francisco de Assis:  "Porque é dando que se recebe", as bênçãos divinas.  Quanto mais doamos, mas recebemos. Não nos vai faltar.

                Disse Jesus:  "Os meus discípulos, serão conhecidos por muito se amarem".  Que possamos nos amar, reciprocamente. Uns aos outros.  Que possamos sermos fraternos, solidários, ....  Principalmente quando das dificuldades, das calamidades, das tragédias, ...

                Que possamos enfrentar as nossas dificuldades, por maiores que elas sejam, com dignidade, com equilíbrio, com vontade, com a fé em Jesus Cristo.  Na certeza que Ele está nos auxiliando.  E que vamos vencer, superar este momento.  Pois operando Deus, quem impedirá?

                A vida segue, ninguém tem culpa por nossas dores e sofrimentos.  Podemos nos quitar com as leis de Deus, pelo amor e pelo trabalho, em favor da humanidade, da sociedade.  Mas, quando nós, nada fazemos de bom.  Nos chega a dor e o sofrimento, para que possamos nos quitar com as Leis de Deus, por conta dos nossos débitos. Por termos imposto a dor e o sofrimento as pessoas, no passado e ou em vidas passadas.

               Que possamos entender, os motivos da nossa dor e do nosso sofrimento, sem responsabilizar as pessoas, Deus, Jesus, .... Que possamos entender que, a culpa ou responsabilidade sobre a nossa dor e sofrimento, é só nossa. Da mesma maneira que, cabe, só a nós, a busca pela felicidade.  Fiquem todos com Deus, com Jesus.  Fiquem todos na paz.

               Edivaldo Valentin

               edivaldovalentin59@hotmail.com