Total de visualizações de página

sábado, 31 de agosto de 2013

QUAL É A SUA PERSPECTIVA DE VIDA? VOCÊ GOSTARIA DE TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR ? POR QUE, MILHÕES DE BRASILEIROS SÃO POBRES?



 
          No Brasil e no "mundo", uma minoria de pessoas têm uma ótima qualidade de vida. Quer que seja, fruto do seu trabalho, duro e honesto, ou que seja em razão do recebimento de um prêmio, um concurso, um sorteio, uma aposta legal.   E as vezes, por força do recebimento de uma herança.

         O que é certo, no Brasil e no mundo, é que, uma maioria, quase absoluta; vive na pobreza e tantas outras pessoas, sobrevivem na linha da miséria. Se quer, praticam três refeições por dia.

         Materialmente falando, vários são os motivos para estas características, para este perfil.
         Inicialmente e materialmente justificando, o meu estado de pobreza, utilizando-me como caso hipotético; porém, fatos verdadeiros.  Digo aos amigos o seguinte:  Nasci em 15 de Setembro de 1.952; portanto, tenho 60 (sessenta) anos de idade. O meu amado e querido pai, já falecido; nasceu em 15 de Agosto de 1.904.  Ora, se "meu velho" fosse vivo, hoje contaria com 109 (cento e nove) anos de idade.

       A Lei Áurea, foi criada precisamente em 1.988; outorgada pelo espírito de luz, Princesa Isabel.
        Quer dizer, meu pai, Aluízio Valentin, nasceu precisamente 16 (dezesseis) anos, após a criação da Lei Áurea; isto é, a libertação dos escravos.  Todas as pessoas; as quais, nasceram anterior a 13 de Maio de 1.988, data da criação da Lei Áurea; filhos de escravos, nasciam escravos.

       O pai do meu pai, meu avô. Nasceu escravo. Pergunto: Qual o poder aquisitivo, qual a fortuna, herdada pelo meu pai, do meu avô.  Ora, a pessoa escrava, se quer dispunha de sua liberdade.  Não tinha casa para morar, vivia em um casarão em péssimas condições de higiene, limpeza, .... Viviam de forma coletiva. Mal se alimentavam, .... Estas pessoas se quer, tinham vontade própria.  Suas filhas, "eram usadas sexualmente por seus senhores."  Seus proprietários.  Os filhos destas garotas, mesmo sendo filho do patrão, nasciam escravos.

     Meu pai, nada herdou do meu avô. Contudo, diferentemente do meu avô; meu pai nasceu livre, com liberdade.   Os escravos libertos em 1.988.  Partiam para construir uma vida, do nada.  Nada tinham, nada possuíam, a não ser sua própria vida, a liberdade, a vontade e a esperança de dias melhores.  A fé em Deus, no Cristo, moviam suas vidas, de esperança em um futuro melhor.

      Meu  pai, herdou do meu avô a liberdade.  Nasceu livre para construir toda uma vida; partindo do nada.  Sem condições.  Enfrentando o preconceito, por ser filho de um escravo.  Sem estudo, desprovido de qualificação profissional.  Ainda assim, lutou bastante, com dignidade e equilíbrio; com sua esposa, Dona Ernestina Valentin;  minha mãe, tiveram 14 (quatorze) filhos; dos quais, morreram 02 (dois), um casal.  Os demais se criaram e todos, "deram pra gente".  Isto é, família pobre, mas honesta.

        Pergunto novamente:  Quais as condições que meu amado e querido pai teve, para me deixar uma fortuna; alguns bens materiais.  Nenhuma.  Ele mal nasceu livre; não foi escravo.

        Fazem exatamente 125 (cento e vinte e cinco) anos que, o povo brasileiro ficou livre da escravidão. Você acha possível, fazer fortuna em tão pouco tempo.  Principalmente pessoas como nós, que somos frutos, netos e filhos de escravos?  Eis porque, muitos de nós, milhões de brasileiros, somos pobres.

        Como diz um meu sobrinho:  "A vida é muito curta, para que possamos fazer fortuna licitamente, de forma legal".  Mas, que isto jamais sirva de estimulo, motivo, para que se busque uma vida melhor de forma ilícita, ilegal, desonesta.    Mentindo, traindo, roubando, assaltando, ....

        Coloco aqui,  três hipóteses, para a conquista de uma qualidade de vida melhor ou até mesmo de alguém ter feito fortuna:   1º - Hipótese,  através do trabalho honesto e digno, algumas pessoas, conseguiram uma qualidade de vida melhor; fruto do seu esforço físico e intelectual, repito, trabalho honesto e digno. Isto uma minoria, em torno de 10% (dez por cento) do povo brasileiro.

      A 2ª -  Hipótese, para as pessoas terem conseguido uma qualidade de vida melhor, fazer fortuna. É a questão, a possibilidade de terem sido agraciados com o recebimento de um prêmio, oriundo, através de um concurso; tais como, mega sena, quina, loteria esportiva, loteria federal, ... Assim, fez fortuna, com honestidade, através do recebimento de um prêmio. Acredito que em torno de 10% (dez por cento) dos brasileiros afortunados, são ganhadores de prêmios, de apostas.

     A 3ª - Hipótese, uma maioria, em torno de 20% (vinte por cento), do povo brasileiro, fizeram fortuna de forma ilícita.  Roubaram o povo brasileiro.  Desviaram o dinheiro público, em seu favor. Colocaram uma pá de terra nos projetos sociais, educacionais, na segurança do país, na área da saúde, .... Em seu proveito próprio.  Deixando milhões de brasileiros, relegados a sua própria sorte. Mas, e existe sorte?

    As demais pessoas, em torno, em média de 60 (sessenta por cento) do povo brasileiro, são pobres na forma da lei ou vivem abaixo da linha da pobreza, vivem na linha da miséria.

      A maioria das pessoas afortunadas, no Brasil,  enriqueceram por força de atos ilícitos.  Principalmente na área da política. Nos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Encontramos pessoas, desonestas.  Isto não é regra geral. Mas, existem. Mesmo sendo uma minoria. Mas eles estão lá, se locupletando de forma ilícita. Praticando atos ilícitos, desviando verba, traficando  influência, ...    Prejudicando pessoas.

        Estes corruptos, tiram a chance, a oportunidade, de uma forma geral, do povo brasileiro, terem uma qualidade de vida melhor. 

        Pergunto:  Sabendo que nossos avós, possivelmente foram escravos; não nos "dando, concedendo, permitindo" a construção de uma base sólida, alheio as suas vontades. Para que hoje tivéssemos uma infraestrutura melhor. Sabendo ainda que, vários corruptos, nos tiram a condição de uma qualificação profissional melhor; para que possamos disputar uma vaga no mercado de trabalho, com equilíbrio e dignidade. Em condições de igualdade. Qual a sua perspectiva de uma vida melhor, de qualidade e ou até mesmo, de fazer fortuna?

         Pois é.  Estas são as considerações materiais; as causas, pelas quais, quero justificar a razão do nosso estado de pobreza, do nosso estado de miserabilidade.

         Agora, abordando o tema de forma moral, espiritualmente falando. Segundo o Evangelho de Jesus. A cada um (pessoa) será dado, concedido.  Segundo a sua obra.   Quer dizer, cada pessoa, irá receber algo de bom ou de ruim, segundo a sua obra.   Pergunto novamente:  O que é que você construiu de bom, em favor da humanidade?   O que é de bom, que você está construindo hoje, em favor das pessoas?   Você está habilitado para ter uma qualidade de vida melhor?  Está se habilitando, para no futuro, ter uma vida melhor?

          A sorte não existe.  O azar não existe.  O destino também não existe.  O que verdadeiramente existe, é o merecimento.   A cada um será dado, segundo a sua obra.  Qual é a sua obra?

          Espiritualmente falando, sabe porque somos pobres, miseráveis, .... ?  Por que, no Evangelho de Jesus, consta que:  "Os meus discípulos, serão conhecidos por muito se amarem".  Você ama as pessoas?   Tem pessoas que não conseguem amar, se quer, as pessoas da sua família.  Elas se matam, se roubam, se traem, ....

          Amar os familiares, talvez seja fácil.  A maioria das pessoas amam seus familiares. Mas, o difícil mesmo, é amar aquelas pessoas que passam lá fora, lá na rua, ...

          O pior é que, nós não as amamos e ainda as atrapalhamos em suas caminhadas de dificuldades.  Nós desviamos o dinheiro público. Nós traficamos direitos, oportunidades, .... Pois é.  A nossa pobreza, a nossa miséria, a nossa dificuldade, tem uma causa.  Para cada efeito, existe uma causa.

         É provável que, nós tenhamos sidos ontem, em um passado não muito distante, em encarnações passadas, estes políticos corruptos de hoje.  Que estão prejudicando pessoas.   Eles irão trilhar, no futuro, em vidas futuras, em próximas encarnações,  por estes mesmos caminhos que nós trilhamos hoje. Mesmo que eles não sejam punidos pela Lei dos homens.  Certamente, das Leis Divinas, eles não escaparão.

         Finalizando, quero esclarecer que, Deus é infinitamente bom, justo, amável e misericordioso. Deus não tem culpa e ou responsabilidade, sobre sua fortuna, sobre sua pobreza e ou miséria.  Não cairá uma folha seca, sem que não seja com a permissão de Deus.   Ele apenas permite que tais fatos aconteçam.  Para que se cumpram as Leis de Deus.  Cada pessoa, utilizando do seu livre arbítrio, faz o que quer, de bom e de ruim. Mas, um dia tem que resgatar suas faltas, suas transgressões, o prejuízo que deu a humanidade.

        Na época de plantar, as pessoas plantam o que querem.  Mas na época de colher, a colheita é obrigatório.  Portanto, hoje, estamos colhendo as dificuldades de sermos pobres, miseráveis, ....  Este é o efeito, o resultado do que plantamos, em vidas passadas.  Como já disse, ontem, nós agimos da mesma maneira que estes corruptos, estão agindo hoje, contra o povo brasileiro.

       As pessoas, podem se quitar com as Leis de Deus, pelo amor e pelo trabalho, em favor da humanidade. Em favor daqueles que nós prejudicamos.  Necessariamente, não precisamos de nos quitarmos com estas leis, pela dor e pelo sofrimento.  Mas, quando continuamos endurecidos. Sem uma aproximação com Deus, com Jesus. Sem nenhum trabalho em favor das pessoas, .... Aí  nos chega a dor e o sofrimento. E nós nos quitamos com muito pranto.

      Corruptos, ladrões do povo brasileiro, da humanidade.  Mudem de comportamento.  Ainda é tempo. Socorram o povo brasileiro, a humanidade. Façam Justiça.  Devolvam aos cofres públicos, todo o valor "retirado do povo brasileiro", de outra forma serão alcançados pelas Leis de Deus.  Irão reencarnar em um estado de pobreza, de miséria, para saber o prejuízo que deram ao povo brasileiro, a humanidade. Para saberem, o que fizeram milhares de brasileiros vivenciarem.

          Meus irmãos, amigos, colegas.  Estes são os motivos; pelos quais, nós nascemos pobres e ou miseráveis.  Nada disto é por acaso.   A culpa, a responsabilidade é nossa.  Tirem Deus, Jesus, desta responsabilidade.  Eles só querem o nosso melhor.  A nossa felicidade.  Nós, somos artífices do nosso próprio futuro.  Nós é que traçamos, nossos projetos de vida.  Sorte, azar, destino, nada disto existe.

        Ainda é tempo de mudarmos.  De sermos felizes.  Vamos perdoar as pessoas. Sermos pacientes, tolerantes.  Caridosos. Fraternos, solidários, .... Vamos tirar as magoas dos nossos corações.

       Todos nós, temos o direito de buscarmos dias melhores, uma qualidade de vida melhor, até mesmo fazermos fortuna.  Porém, desde que, através de uma busca honesta.  Sem fraude, sem atos ilícitos, ...  Sem prejudicar o direito de terceiros.  É justa a pretensão de uma qualidade de vida melhor  para sua família.  E quando você, nós, atingirmos esta condição, que possamos fazer bom uso, sem atropelar e ou prejudicar as pessoas.  O melhor, é compartilhar com as pessoas. Gerando empregos, prestando assistências, ...

         Jesus disse:  "Os meus discípulos, serão conhecidos, por muito se amarem".  Disse ainda: "Vós sois Deuses, que brilhe a vossa luz".  Pronunciou ainda: "A quem muito foi dado, muito será cobrado".   São Francisco acrescentou ainda:  "Porque é dando, que se recebe".

        Esperando que estas informações, lhes sirva de motivação para que o amigo, o irmão em Cristo, opere as mudanças em sua vida, estarei grato, por tê-lo de alguma forma colaborado com seu futuro em Cristo.  Lembre-se Deus, Jesus, estão lhe aguardando a caminho da felicidade.

       Trabalha, tem fé e espera.  Deus está te acompanhando, passo a passo. Tua felicidade, tua paz, tua harmonia, tua vitória, está a caminho.  Fica em paz.  Fica com Deus.

       Edivaldo Valentin
 
      edivaldovalentin59@hotmil.com




   



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

QUANDO É O DIA DOS PAIS?




          Quando é o dia dos pais?  Convencionalmente, o dia dos pais, é o segundo domingo do mês de agosto.  Esta data, foi convencionada, para a comemoração, prestação de homenagens aos pais aqui no Brasil.  O primeiro ano a ser comemorado aqui no Brasil, foi em 1.950.

          Nos demais países, pelo menos na maioria deles, a data convencionada é o dia 19 de Junho.  Esta homenagem, inicialmente, começou nos Estados Unidos da América do Norte, aproximadamente em 1.909.

         Atualmente, os empresários na área do comércio, desta data se aproveitam para aumentar suas vendas.  Para tanto, investem na mídia. Efetuando propagandas que chegam a incomodar; aqueles filhos que não dispõem  de dinheiro, para comprar um presente e oferecer a seu pai.

       Na verdade, com todo respeito a tradição exercitada pela sociedade; o dia dos pais, são todos os santos e divinos dias. E o maior presente que os pais esperam receber dos filhos, é o carinho, o amor, a atenção, a compreensão, ....   Não basta apenas dar um presente material e esquecer o pai o restante do ano.  Tem que participar no dia a dia do pai.

       Você já perguntou ao seu pai, se ele é feliz?   Já perguntou se está lhe faltando algo?  Já perguntou ao seu pai, se gostaria de realizar algum projeto, um sonho, uma vontade, um desejo?

        Quando foi a última vez, que você disse a seu pai, o quanto o ama?  Como.  Você nunca disse a seu pai que o ama?  Cristo de Deus!   Que tal daqui para frente, dizer isto a seu pai todos os dias?

       Pois é.  Milhares de pessoas, se limitam a no dia dos pais, conceder-lhe um presente e depois os esquece, o restante do ano.  Pode?  Que filho é este?    Pai, é gente igual a você, igual a nós,  e sendo assim, também gosta e quer amor, carinho, atenção, ....

       Já pensou, no dia dos pais.  Seu filho está na cadeia, no presidio,  por prática delituosa.  Pode? Este pai é feliz?  Vale apenas, simplesmente, receber um presente no dia dos pais?  E contrariá-lo, fazendo-o infeliz o resto do ano?

      Quantos filhos, enveredaram no caminho do crime, se envolvendo com drogas, fumos, bebidas alcoólicas, armas, .... Crimes, ações delituosas. Estas pessoas, estão matando seus pais, de forma lenta.  Pela decepção, dor moral, vergonha, ....  Vão se abatendo, em seu silêncio, se deprimindo, se acabando envolto a tristeza, .... E morrem.  Não é apensa um presente no dia dos pais que, vai fazer o pai feliz!

     Tem filho que, após "criado", a muito custo por seu pai, abandona o próprio pai, quando em sua velhice.  As vezes o coloca em um abrigo, um asilo e nunca mais volta a vê-lo.  Se quer, se apresenta no sepultamento do pai.  Digo isto, porque, faço parte de um abrigo de vovozinhas, e é isto que acontece por lá.

     Tomei conhecimento, através de um amigo que, em visita a um amigo.  Percebeu que os pais dele, estavam residindo em uma casinha lá no fundo do quintal que, anteriormente, havia sido habitada pelos cachorros da casa.  Claro que ele deve ter realizado algumas reformas.  Mas e daí?  Colocar seus pais, em um ambiente que anteriormente foi utilizado pelos cachorros da casa.  Isto existe?  É muita ingratidão.  É a falta de reconhecimento pelo trabalho, dedicação, abnegação, sacrifício, .... Vivenciado pelos pais.  Quantas noites mal dormidas.  Quantas renuncias.  Quantas vezes deixou de comer algo, para deixar para o filho.  Quantas vezes deixou de comprar algo para se, para comprar algo para o filho.  Só eles o sabem.

     No dia dos pais, comprar um presente para eles, é muito pouco.  Os pais, merecem tudo dos filhos.

     Aqueles filhos que, por ventura não tiverem dinheiro, para comprar um presente para os seus pais; nem se preocupem, comprem outro dia.  O dia dos pais, são todos os santos e divinos dias.

     O melhor presente para os pais, é saber que seu filho é um homem de bem.  Que seu filho, não se envolve com armas, com drogas, com o tráfico.  Que seu filho não é alcoólatra.  A maior satisfação para um pai, é saber que seu filho é respeitado e querido por todos.

     O melhor presente para um pai, para uma mãe.  É o filho ser dedicado aos estudos, buscar uma qualificação superior.  Trabalhar. Não se envolver em atos ilícitos.  Ter atenção, amor, carinho, com seus pais.   Respeitá-los, ser obediente, ....  Durante todo o transcorrer do ano, sempre.

     Infelizmente, ainda existem filhos que maltratam seus pais.  Que os ignora. Filhos que respondem aos pais, que lhes dizem desaforos, ....   Filhos que espancam seus pais.  Filhos que abandonam seus pais.  Filhos que se negam aos seus pais.  Pior ainda, existem filhos que assassinam os seus pais, ....

    Filhos que os pais são falecidos e eles se quer, lembram-se dos seus pais. Nunca elevaram o seu pensamento a Deus e pediram pelos pais.   Jamais foram ao túmulo do pai e lhes prestaram uma homenagem.  Uma simples rosa sobre seu túmulo.   Estes pais sofrem, tamanha ingratidão, quer no mundo material e ou no mundo espiritual.

     Não existe ex-pai e ou ex-filho. Esta relação vem além esta vida. Quer por afinidade e ou antipatia.  Data de vidas passadas, outras encarnações.  E hoje, estão aqui para resgatarem suas diferenças, suas antipatias.

    Um presente material, é muito pouco para doar a um pai.   O pai precisa e merece muito mais do que este presente.  Principalmente, para os filhos ingratos.  Cuidado.  Muito cuidado.  Os filhos ingratos irão colher no futuro, o que plantaram no passado recente, hoje, amanhã, ... Plantou colheu.  Os filhos ingratos também têm filhos.  Quem sabe, os filhos irão também aprontar com eles.  Serem ingratos.

    Ainda é tempo de fazer as mudanças.  Vamos interagir com nossos pais.  Vamos respeitá-los.  Amá-los. Vamos encher-lhes de amor, carinho, atenção, ....  O mal se paga com o bem.  Imagine o bem que recebemos dos nossos pais, como iremos retribuir-lhes?

     Disse Jesus:  "Os meus discípulos, serão conhecidos por muito se amarem".

     Um casal, não estavam se dando bem em seu relacionamento conjugal.  A esposa, em atitude infeliz, colocou para o esposo:  "A partir de hoje, ou eu ou seu pai, dentro desta casa. Não aguento mais  conviver com meu sogro,  seu pai".   O esposo passou parte deste dia, buscando uma saída para o impasse. O que fazer com seu próprio pai!  Ao final da tarde, chamou seu único filho e lhe disse:  "Pegue as coisas do seu avó e coloque tudo dentro da mala grande.  Inclusive aquela manta vermelha.  Quando tudo estiver pronto me avise".  O filho saiu e foi cumprir as ordens do pai.

     Após uma hora, retornou a presença do pai e disse: "Pronto papai, está tudo aqui, as coisas do vovô".

     O pai perguntou: "Colocou a manta vermelha? O filho respondeu: "Coloquei papai, apenas metade da manta".   O Pai já atordoado lhe disse: "Mas a manta é para aquecer seu avô, quando do frio, vou levá-lo embora daqui."  O filho respondeu:  "Eu sei papai. Eu sei.  Vovô está indo embora, para não mais voltar.  Sabendo disto. Cortei a manta ao meio.  Já estou deixando uma parte para o Senhor levar.  Quando eu tiver que lhe "botar" para fora desta casa, no futuro".

    O pai parou para pensar. Pensou, pensou e pensou.  Afinal encontrou uma solução e todos continuaram residindo naquela casa, ninguém saiu, ...  Você, o que tem feito com seus pais?

    Feliz dia dos pais!  Fiquem todos com Deus.  E fiquem todos em paz!

    E.  Valentin

   edivaldovalentin.59@hotmail.com