Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

AS PROMESSAS DOS FILHOS, ENQUANTO ADOLESCENTES, PARA COM SEUS PAIS!





            É comum, os filhos, frutos de famílias pobres; mas isto não é regra geral; assistirem todo o sacrifício dos seus pais; dos seus avós, no sustento da família, para alimentar, educar, vestir, ....

            São semanas, meses, anos, ....  De luta, de trabalho. Os pais lutando com  equilíbrio  e  dignidade, buscando as condições mínimas necessárias, para sustentar sua família.

            A família, os filhos, os netos, a tudo assistem; desde pequeninhos.  Eles ficam, tristes, chateados, em assistirem tanta luta, tanto trabalho árduo, dos seus pais, dos seus avós, para manter a família, com o resultado do seu trabalho honesto.

            E ao assistirem esta luta desigual, no mercado de trabalho, vivenciada por seus pais e ou avós.  Estes filhos e ou netos se penalizam com tal situação e fazem promessas aos seus pais, aos seus avós; de que, irão se preparar para disputar uma vaga no mercado de trabalho.  Irão conquistar um bom emprego; ganhar um bom salário e nunca mais, seus pais e ou seus avós, irão passar pelos problemas, pelas lutas, pelos sacrifícios que, ele ou eles filho(s) vivenciaram no dia a dia, na sua infância, adolescência, juventude, ... Com relação aos seus pais e os seus avós.  Eles foram testemunhas oculares desta lua desigual.

          O tempo passa. A luta continua.  Os filhos e os netos crescem, crescem, crescem, ...

          Ainda na adolescência, na juventude, os filhos, os netos já se iniciam na atividade "namorar"; quando não, na atividade "ficar". Conhecem uma garota, ou um garoto, conforme for sua opção sexual e iniciam um relacionamento.

         Quando conquistam o primeiro emprego; já estão compromissados com alguém.  Já não lembram das promessas que fizeram, em favor dos seus pais e ou do seus avós.  E os pais e ou avós, continuam naquela  luta de sempre.  Agora, com muito mais sacrifício, por força da própria idade dos pais e ou dos avós.  A condição física, a cada dia, mais e mais, cambaleia; as energias diminuem o seu ímpeto, sentem-se fracos, sem disposição, para continuar com a luta, realizada a décadas, ....  Já não são mais os mesmos.

          E antes mesmo destes filhos e netos, se definirem profissionalmente e financeiramente na "vida".  Eis que, já estão saindo de casa e assumindo a companheira ou companheiro, para um relacionamento conjugal, assumindo obrigações.  E os pais e avós, ficam para trás, esquecidos, nas suas lutas do dia a dia. Tudo continua como antes.  Há décadas, ....  As promessas foram esquecidas.

        Os pais, os avós; nada devem esperar dos filhos e dos netos.  Temos obrigações para com eles e a reciproca é verdadeira.  Mas, não devemos fazer hoje, esperando que eles retribuam amanhã.  É como se diz na "gíria": "No futuro, o que vier de bom, da parte deles é lucro".  Muito dificilmente um filho, um neto, auxilia seus pais, seus avós, quando estes, estão na velhice, na terceira idade. Esta é a realidade.

       Pior do que isto, na velhice, é não ter o reconhecimento dos filhos e dos netos. Escutá-los dizer que, atingiram o sucesso por seus próprios meios.  Sem qualquer ajuda.

     Quantas vezes, ao pensarmos na velhice; chegamos a cogitar o seguinte: " Há, quando eu estiver na velhice, meus filhos e ou meus netos, vão terminar de me criar".  Na maioria das vezes, isto é ledo engano.  Quando não acontece dos filhos e dos netos, ficarem explorando o salário, ou a aposentadoria, dos pais ou dos avós. Prejudicando-os. Em vez de auxiliá-los.

       Em um outro aspecto, que ocorre muito, em várias famílias.  Os filhos, os netos, se envolvem em um relacionamento conjugal; embora eles não tenham uma fonte de renda; e em razão disto,  continuam explorando seus pais, seus avós, financeiramente.  Muitas vezes com chantagens emocionais, trazendo seus filhos para a companhia dos pais e dos avós.   Em outras vezes.  O relacionamento termina, e ele volta pra casa dos pais ou dos avós, trazendo na "tiracolo" a companheira ou o companheiro, com dois, três filhos, para aumentar as despesas e o stress dos pais e dos avós,  estes, já com idade avançada, irão começar tudo de novo, no que tange a criar, alimentar, educar,... crianças.

        Que dureza é ser um bom pai, bom avô, boa mãe, boa avó. Equilibrado, honesto, fraterno, solidário, caridoso, ...  

         Isto tudo que narrei acima, é nada.  Quando tomamos conhecimento que muitos filhos e netos; algumas vezes; internam seus pais, seus avós, em um abrigo, casa de repouso, ....  E os esquecem. Nunca mais ali comparecem, para visitá-los, acompanhá-los, assisti-los. Nem para sepultá-los.  Enquanto eles não morrem, ficam administrando suas economias, seu patrimônio, a seu "bel prazer", atendendo seus interesses, em prejuízo dos pais e dos avós.

         Quantas vezes, os pais, os avós; deixaram de comprar algo para se; para agradar ou suprir uma necessidade dos filhos ou dos netos?

         Quantos filhos e quantos netos; após crescidos, deixaram de respeitar seus pais ou seus avós.  Quantos filhos, quantos netos; hoje, não agridem seus pais e seus avós; quer com palavras e ou fisicamente.  Esmurrando-os. Abatendo-os moralmente, ...

          Quantas vezes, os pais os avós.  Em suas preces, no silêncio da noite, da madrugada.  Murmuraram uma prece a Deus, a Jesus.  Solicitando-lhes aos prantos que, transferisse a doença dos seus filhos, dos seus netos, para se; para eles, pais e avós?  Meu Deus!  Que tanta dedicação!  Certa vez, tomei conhecimento que, um colega foi visitar uma pessoa, amiga.  E lá chegando percebeu que, os pais deste seu amigo, estavam residindo lá no fundo do quintal, em uma casa que havia sido utilizada pelos  cachorros da casa.  Quer dizer, ele deve ter realizado alguma reforma, mas ....  Meu Deus, que tanta falta de respeito, de consideração, para com seus pais.

         Por que Jesus:  Não tenho o amor, o carinho, a dedicação, o reconhecimento de tudo que fiz por meus filhos e ou netos?  Por que o descaso, para com minha pessoa.  Se quer perguntam:  Papai, o Senhor é feliz?  Papai, o Senhor está precisando de algo?  Como eu posso lhe ser útil? ...

         Disse Jesus:  "!Crescei e multiplicai-vos".  Somos instrumentos divinos, desta infraestrutura celestial.  Nossa missão, é trazer a terra estes filhos, estes netos, criá-los, educá-los. Auxiliá-los no progresso moral. Ensiná-los a serem honestos. Respeitar a vida de se e dos outros. Respeitar a natureza, o meio ambiente. Respeitar os mais velhos, as autoridades constituídas, as pessoas, os animais, .... Aprender a ser fraternos, solidários, caridosos, pacientes, tolerantes, .... Orientá-los a ficarem longe, da bebida alcoólica, do fumo, das drogas, ....

         A maternidade é um dom divino.  Uma benção de Deus.  Feliz o casal, apto para a maternidade.
         Quantas noites mal dormidas. A beira da cama, sempre alerta, em seus lares ou nos hospitais.      Quantas vezes os pais, os avós deixaram de se alimentar, para deixar o alimento para seus filhos, seus netos, na hora da escassez?  E agora, na velhice, choram por dentro, no silêncio, em seus pensamentos, perguntando-lhes: Por que, hoje, me falta quase tudo Jesus?   Se eu tenho certeza que cumpri com minha parte, com minha obrigação?  Para com meus filhos, meus netos, meus familiares, todos meus irmãos.  Por que tanta dor, tanto sofrimento, me falta tudo, tudo ....

          Irmãos.  Só as Leis Divinas, nos esclarece tais fatos.  Problemas de relacionamento em vidas passadas, com  as Leis de Deus.  Com eles  ou com outras pessoas; e por necessidade, para resgatarmos, nossas faltas, nossas diferenças, é que  nos fizeram, nos encontrar, onde estamos. Em lugar e situação.  Mas, continuemos na luta.  Estamos fazendo o nosso melhor.  Deus, Jesus, a tudo assiste, a tudo vê.   Estamos concluindo esta encarnação.  A cada um, será dado, concedido, segundo a sua obra.      Não nos arrependamos, de tudo que fizemos. Não percamos nossa obra, lamentando a incompreensão. A ingratidão dos filhos e dos netos.  O que fizemos foi por amor. Por solidariedade, fraternidade, ....  Sigamos em frente, irmãos.  Estamos plantando para o futuro que, está bem próximo. 

         Se tivermos que começar tudo de novo. Que estejamos prontos para tal, ... Sem arrependimento. Mas, com muito amor, carinho e disposição.  Pois, nada foi em vão, inútil. Tudo que fizemos foi proveitoso, para nós e para eles. Cumprimos com a nossa missão.  Estamos nos quitando com as Leis de Deus.  Conquistando um passaporte para o mundo espiritual, rumo a felicidade.

        Que possamos continuar na luta, com equilíbrio, paz e dignidade, falta tão pouco, ....
        Deus está nos assistindo, protegendo, amparando, ....
        Jamais estivemos só, nesta luta.  A espiritualidade amiga, sempre se fez presente.

        Que sigamos em paz, auxiliando-os, filhos, netos, genro, nora; quando formos reivindicados.

        Que Deus nos abençoe, hoje, agora e para todo sempre.

        Fiquem todos em paz.  Fiquem todos com Deus.

        Edivaldo Valentin

       edivaldovalentin59@hotmail.com