Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

HISTÓRIAS - LIÇÃO DE VIDA - 6

            "Coragem ..."


        Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando.

        Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação; e ele agradeceu a Deus novamente.

        Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences, e como sempre agradeceu a Deus.

        Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia a Deus.  No entanto, um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em latas nuvens de fumaça.

        Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando:  "O pior aconteceu! Perdi tudo!  Deus, por que fizeste isso comigo?"

        Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado.  No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.

        "Viemos resgatá-lo", disseram.
        "Como souberam que eu estava aqui?", perguntou ele.
        "Nós vimos o seu sinal de fumaça!"

        É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal.
        Mas, Deus age em nosso beneficio, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.

        Lembrem-se:  "Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina".

        Esta mensagem diz tudo que precisamos, em qualquer lugar, hora ou situação de nossas vidas.

        Autor desconhecido.

        Comentários de nossa Irmã Otávia, a baixo desta mensagem, comentários estes, redigido por ela a mão livre :

        Nunca estamos sós.
        Com fé e perseverança, venceremos todos os obstáculos!
        Deus sempre está nos olhando e o Irmão Jesus ao nosso lado, nos ajudando a recomeçar para melhorar, sobretudo o nosso espírito.  Assim, entenderemos melhor, os sinais que Deus nos envia.

       "Harmonia, saúde, luz
        E um 2004
        De paz com Jesus"

        Um beijo no coração - Otávia.

        Hoje, dia 30.12.11, pela tarde, estava fazendo uma faxina, uma arrumação nas minhas "coisas", e encontrei esta mensagem; a qual, recebi há alguns anos passados da nossa irmã Otávia.  Pessoa bastante perseverante nas suas metas.  Na sua fé em Deus e em Jesus.  Otávia, transmitia tudo isto nas suas palestras; e mais que isto, vivenciava na prática.  Eu sou testemunha disto.  Tomei conhecimento de problemas sérios de saúde vividos por Otávia e ela, superou com equilíbrio,  dignidade e muita fé em Deus e em Jesus.
   
        Eu acrescento : Não duvidemos do poder de Deus e de Jesus.  Eles podem tudo.  E para nos ajudar Eles utilizam seres vivos e coisas. E se por ventura nada existir para servir de instrumento divino, para ajudar alguém; Eles materializam. É preciso que se tenha fé.  Que se trabalhe em favor disto.  "A cada um, será dado segundo a sua obra."  Ainda assim, se por ventura, não estivermos por merecer; seremos atingidos por um ato da misericórdia divina. Pois, "Operando Deus, quem impedirá!"

        Deus atua no silêncio. Deus a tudo vê e percebe. Deus nem tarda e nem falha.  Deus é infinitamente bom, justo e amável!

        Muita Paz!    Feliz - 2.012!
       
        E. Valentin

        edivaldovalentin59@hotmail.com

sábado, 24 de dezembro de 2011

FIM DO MUNDO - 2.012

        Milhares de pessoas em todo o planeta estão preocupadas, com a possibilidade do fim do mundo em dezembro de 2.012.  É que desta vez, além de várias profecias, entre elas as de Nostra Damus; a própria ciência identifica tal fato como possível, através do fenômeno popularmente chamado  de "reajustamento dos astros".

        Ocorre que, na verdade, o mundo não vai se acabar literalmente falando.  O que vai acontecer é que, o planeta terra, está mudando de características.  Está saindo de planeta de provas e espiações, para planeta de regeneração.  Isto é, até então as pessoas que habitavam a terra, estavam, ou estão aqui para se melhorar, para evoluir, a nossa missão aqui na terra é buscar sempre a perfeição.  Para evoluir moralmente.  Para se quitarem com as Leis Divinas, por forças dos "pecados", crimes, cometidos contra as pessoas, contra a humanidade;  é que, as pessoas cometem crimes e de alguma maneira, burlam as Leis dos Homens, e não são punidos; porém, da Lei de Deus, ninguém escapa.

        Existe um prazo, para que estas pessoas que cometeram crimes, aberrações contra a humanidade se quitem com as Leis Divinas.  Normalmente estas Leis aguardam que estas pessoas se quitem, através do trabalho e do amor, em favor da humanidade; como se a recompensar o povo, pelo mau a eles causados.  Porém, quando estas pessoas não se quitam, nem pelo amor e nem pelo trabalho; e querem viver de forma absoluta, atropelando direitos de terceiros, ignorando a dignidade humana; terão que se quitar pela dor.  Pelo sofrimento. É  o que estabelece a Lei de Deus, a Lei Maior.

        Muitas vezes, estes crimes foram cometidos em outras vidas.  Em encarnações passadas. E nesta encarnação, elas são acusadas e condenadas por crimes que não cometeram. Quer dizer, não cometeram nesta vida, nesta encarnação. Não sabem elas que, cometeram crimes em outras vidas e por protecionismo, não pagaram por seus crimes naquela oportunidade.  Porém, agora chegou a hora de se quitar pela dor, com a aplicação da Lei de Deus.

        É o que vai acontecer com todos estes Ministros Corruptos, mau caráter, do Governo Federal de Dilma Roussef.  Estão roubando nossa nação e quando muito renunciam ao cargo e muitas vezes, por "debaixo dos panos" recebem outro cargo, agora de segundo escalão, longe da opinião pública e ficam impunes.  Não sabem eles que da Lei de Deus ninguém escapa.  Serão punidos mais cedo ou mais tarde, quem sabe, em outras encarnações.  Mas, pagarão por seus atos ilícitos, praticados em prejuízo do povo brasileiro.

        O Brasil é muito rico.  Há mais de 500 anos que centenas de pessoas roubam a nação.  Roubam o povo brasileiro e ficam impunes.  E ainda assim, o Brasil é hoje a oitava maior  economia do mundo. Calma, neste instante, o mundo toma conhecimento de que, o Brasil vira o ano de 2.011, na condição de 6ª maior economia do mundo, superando inclusive o Reino Unido.

        O Governo Federal não pode melhorar a qualidade de vida dos brasileiros; oferece um salário mínimo de fome, de miséria.  Enquanto isto, seus ministros ganham uma fortuna de salário e ainda roubam milhões, ...
Quantas pessoas foram presas, das envolvidas no escândalo do mensalão? É difícil colocar um político na cadeia.  Qual é o problema?  Ele está acima da lei?  Enquanto isto, na cadeia tem muitos pobres e negros que lá se encontram, sem se quer haver sido julgado e condenado. E se já houvesse sido julgado, pelo tempo em que está preso, já teria cumprido a sua pena.  Pode?  Isto é justo, é digno?  É legal?

        O Poder Legislativo e o Judiciário criando leis nocivas a sociedade, no que tange ao aspecto moral. Legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo.  Quando apenas, a união estável, resolveria a questão social entre as pessoas homossexuais; garantindo-lhes direitos recíprocos; quer no que tange a pensão alimentícia e ou herança, partilha de bens, por ventura existente entre ambos.  O Poder executivo, nada fez para impedir, para vetar tal aberração. O Brasil, acaba de sofrer um abate moral, perante as Leis Morais Divinas.  Parte do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo, pensam que estão acima da Lei. Que pode tudo. Ledo engano. Deus está no comando de tudo e quando bem lhe prouver; um simples olhar, um suspiro, um sentimento sobre alguém e ou sobre uma cidade ou região, país ou nação e ela sucumbe.  É o que tem ocorrido, perante a ignorância destes.  Que desconhecem o teor das Leis Divinas, "as coisas de Deus".  Não existe mistério, infligiu a lei, vai ter que se quitar com ela, independentemente de quem quer que seja.

        Deus criou o homem e a mulher para a reprodução da espécie.  Deus não criou um terceiro sexo.  O que esta classe precisa é de cuidados especiais, tratamento médico, espiritual, apoio, assistência, ... Tal comportamento é proviniente de encarnações passadas. São pessoas que viveram intensamente uma vida sexual em outras encarnações, na condição de homem e ou mulher.  Agora, nesta encarnação, tendo nascido em um corpo carnal, com o sexo distinto do anterior; ainda assim, insiste em querer vivenciar a atividade sexual na condição da vida anterior ou vidas passadas. Não aceitando psicologicamente, a nova situação. Criando na sua tela mental, distúrbios psíquicos; uma fantasia que não condiz com sua realidade. É que suas práticas sexuais, do passado, da vida anterior ou anteriores, estão gravadas no perispírito (um shipe espiritual). Existe um apego a situação anterior. Se a pessoa foi homem na vida anterior e vivenciou intensamente sua vida sexual como homem; e agora tendo reencarnado na condição de mulher; ainda assim, esta pessoa, insiste em querer ser homem, sexualmente falando.  O espírito não tem sexo.  O sexo é coisa dos encarnados. A pessoa nasce homem ou mulher de acordo com uma necessidade, com seu projeto de vida para determinada encarnação. Querer fazer tudo ao contrário, atropelar seu projeto de vida, desconhecer sua função sexual, é um atentado as Leis Divinas. Estão equivocados. Necessitam de ajuda, quer médica, quer espiritual.  O que o Governo Federal, com todo respeito, teria que fazer, era construir um hospital, uma instituição médico espiritual, para tratar destes casos, fornecendo auxílio, assistência médica, espiritual e não incentivá-los, desta forma,  ao equivoco, ao erro.      
     
        O Brasil é a pátria do evangelho.  É aqui onde se encontra o maior número de pessoas evangélicas no planeta terra.  Nós evangélicos, geramos uma energia benéfica e positiva, com nossas orações, com nosso comportamento, com nossas ações de forma reciproca e solidária. Isto, beneficia o Brasil, como um todo. Mas, algumas pessoas investidas no cargo de autoridades constituídas, estão pisando na bola. Hoje legalizaram o casamento gay.  Amanhã quem sabe, legalizem o aborto e posteriormente a pedofilia. Ficaremos ao nível da Holanda.  Lá pode tudo isto.

        Recentemente, o Poder Judiciário diminuiu o poder do Conselho Nacional de Justiça; sob alegação de que este, estava procedendo com algumas investigações.  Apurando comportamentos equivocados de alguns juízes, promotores,  desembargadores, ... Entre as matérias investigadas, valores recebidos de forma ilícitas.  Ora, e quem disse que estas pessoas estão acima da lei e que não podem ser investigadas.  A Constituição Federal Brasileira permite.  Ninguém está acima da lei. Nem o Poder Judiciário.  Existem Juízes que pensam que são DEUS.  Outros têm certeza!  Pode?  Isto existe?  Façam uma enquete com meus colegas de classe, os advogados e se constatará que muitos Juízes, se quer nos recebe para despachar.  Despacham no anonimato. Nós, apenas tomamos conhecimento, posteriormente. São por estas e outras coisas que realmente, o Fim do Mundo está próximo. Para algumas pessoas, para algumas regiões, para algumas cidades, para algumas nações. Através da aplicação da Lei de Deus. A qual vem sendo desrespeitadas; principalmente por quem Deus confiou o destino, o futuro e a segurança do seu povo. Ninguém chega ao poder por acaso; antes de chegar no poder, houve um pacto com a Espiritualidade Superior. Estas pessoas fazem parte de uma infra-estrutura, previamente estabelecida pelas Leis Divinas.  Tudo é perfeito.

        Quem não deve, não teme.  Impedir que o Conselho Nacional de Justiça investigue alguns membros do Poder Judiciário foi de forma indireta, admitir que existe coisa errada neste poder.  Vai abrir espaço para que outros poderes, outros setores da sociedade, outros seguimentos sociais, ao serem questionados, ao serem investigados, não admitam tratamento diferenciado e  perguntem: "E tú?". Só é eu,  é?  Pasmem! Que ridículo
esta instituição está passando perante os sentimentos do povo brasileiro.  Uma instituição a quem cabe investigar e julgar, todos, sem distinção. Agora, chamando para se privilégios, para se beneficiar e não serem investigados. Se não devem, que importa a investigação? Restabeleçam a dignidade de tantas outras pessoas que fazem parte do Poder Judiciário e que não comungam com este comportamento.  O Poder Judiciário é o orgão máximo de uma nação; no qual, o seu povo confia, acredita e se sente seguro.

        A vida é construída por opções.  A cada dia, a cada hora, a cada instante estamos optando por isto e por aquilo. Na hora de plantar as pessoas plantam o que bem querem.  É o exercício do livre arbítrio. Na hora de plantar, o plantio é livre.  Porém, na hora da colheita, esta é obrigatória.  Quem plantou omissões, quem errou, quem roubou, quem enganou o povo brasileiro.  Quem mentiu na época de campanha política, enganando o povo.  Quem protegeu os corruptos. Quem julgou mau. Quem não jugou.  Quem fez injustiça.  Quem negligenciou no exercício da profissão, ...  Todos serão punidos, pelas Leis de Deus. Delas ninguém escapa; pois, ninguém está acima das Leis de Deus.  A encarnação é um fato.  Deus seria injusto se fizesse um preto, um branco, um rico, um pobre; um feio, um belo.  Um perfeito, um aleijado. E cada uma dessas pessoas tivesse uma única vida. Apenas uma encarnação.  Todos, irão experimentar um pouco, do que é ser rico, pobre, feio, belo, perfeito, aleijado, ...  A cada um será dado, conforme a sua obra.

        Finalizando, quero dizer ao povo brasileiro que, o fim do mundo está próximo.  Muito próximo para estas pessoas que estão roubando a nossa nação.  Que estão prejudicando o povo brasileiro de alguma forma.  É muito provável que, elas não tenham uma outra oportunidade aqui na terra.  Especialmente no Brasil.  Aqui só reencarnarão, só nascerão, os espíritos, as pessoas que, já mudaram de comportamento.  Que já perdoam.  Que são caridosas.  Fraternas. Solidárias.  Que são pacientes, tolerantes.  Que renunciam.  Que praticam a paz.  Que trabalham em favor da humanidade.  Pessoas honestas.  Pessoas de moral elevadas.

        Esta "cambada" que aí está se envolvendo em escândalos financeiros; dificilmente, voltarão a nascer aqui na terra; principalmente no Brasil.  A terra está mudando de características.  Está saindo de um planeta de provas e expiações, para um planeta de regeneração.  A energia do planeta, não comportará corruptos. Não comportará pessoas com práticas de ações ilícitas, ... Pessoas com baixa moral.  Estes mau caráter, serão transferidos para um planeta inferior ao planeta terra.  A terra passará por uma assepsia; aqui só ficarão as pessoas boas, honestas, solidárias, fraternas, .... Comprometidas com a evolução das pessoas, do planeta.

        O Fim do Mundo, não ocorrerá de forma literal.  Haverá mudanças.  Reformas. Será o fim de uma era, de um certo tempo, o fim de determinados procedimentos, práticas equivocadas. Será o fim de uma época de equívocos, de erros, de maldades, de crimes,... Nós iremos sobreviver a estas mudanças.  Pode ser que ocorra tsunames, vendavais, tornados, deslizamentos de barreiras, .... com algumas vítimas; estas, serão aquelas pessoas que viveram de forma absoluta, na imoralidade, atropelando o direito e a dignidade das pessoas, sem qualquer compromisso com o progresso moral do planeta.

        A cada um será dado, conforme sua obra.  Nada tenho contra quem quer que seja. Respeito a opção de cada um.  Preocupo-me com o bem estar de todos. Do planeta terra.  Especialmente do Brasil.  Jesus Cristo de Nazaré, o Governador da Terra e Ismael, o Presidente Espiritual do Brasil, estão no controle de tudo. Apesar das práticas abusivas, de centenas de pessoas, contra a humanidade. Esta prática ocorrerá, dentro de um certo limite, até que, se resolva aplicar a Lei Divina, contra estas pessoas, cidades, regiões, onde vivem, onde estão aglomeradas, pessoas com afinidades de práticas abusivas em prejuízo da humanidade. As grandes tragédias, com mortes coletivas que sempre ocorreu, até nos nossos dias; não ocorreram por acaso.  Ocorreu por uma providência, para que se cumprisse as Leis Divinas, ali se encontravam devedores das Leis Divinas.  Reencarnaram e se aglomeraram em algum lugar, em alguma instituição, em algum meio de transporte, em um navio, em um avião, em um trem, em um metrô, .... Em regiões (cidades onde ocorreram tsunames, deslizamentos de barreiras, maremotos, terremotos, erupções vulcânicas, ... Com dezenas, centenas, milhares de vítimas). Ninguém sofre por acaso ou por culpa e responsabilidade de terceiro, de alguém. Cada pessoa sofre, é feliz ou infeliz, por sua própria culpa; por responsabilidades dos seus atos praticados, nesta encarnação ou em encarnações passadas. Está escrito em todos os evangelhos:  "A cada um será dado, conforme a sua obra; isto é, conforme a obra de cada pessoa". Se assim não fosse Deus seria injusto. Portanto, por mais hediondo que seja o quadro, o fato, a tragédia.  Ainda assim, acredite. Ali está se cumprindo a Lei de Deus.

        Ainda é tempo de proceder mudanças.  Mude para melhor.  Auxilie a humanidade de alguma forma. Repare seus erros, se por ventura houver cometido.  Repare as injustiças, os desmandos, ... Respeite o ser humano, devolva-lhe a dignidade.  No exercício da profissão, faça o melhor, você faz parte de uma infra-estrutura pré-estabelecida pelos Espíritos Superiores, para proporcionar as condições necessárias para a evolução da humanidade.  Deus espera que cada pessoa, cumpra com a sua parte, neste projeto de evolução moral.  Evoluir intelectual e moral é preciso.

         Toda esta teoria é encontrada no Livro dos Espíritos e no Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec.  Leia mais.  Se aprofunde. Divulgue.

        Feliz Ano novo - Feliz 2.012!

        Muita Paz!

        E. Valentin

        edivaldovalentin59@hotmail.com

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NATAL, PAPAI NOEL E JESUS!

        Estamos vivenciando o período natalino.  Aqui na cidade de Recife-PE; bem como, em tantas outras cidades do Brasil e do mundo, vive-se a metamorfose das compras. É época de consumir.  As lojas, o comércio, ocupa a  mídia  com suas propagandas, convidando e incentivando as pessoas a irem as compras. Quem tem dinheiro e se envolve com o clima natalino vai e compra.  E quem não tem dinheiro, se perturba; pois, os filhos menores não entendem por que seus amiguinhos podem ter roupas, brinquedos, ... e eles não podem? Pois é, este é o natal de milhares de pessoas.  Natal de felicidade para uns e natal de tristeza e decepções para milhares.  Quem pode consume e quem não pode fica à margem do contexto, aguardando por outros natais.

        Mas, o que é o Natal?  Será que o Natal, não passa de consumismo.  De roupas novas, presentes, brinquedos para as crianças.  Consumo de vinhos finos, whysks caros, queijo do reino, pernil de porco, champangnes, reveillon, ...

        Para milhões de pessoas em todo o planeta; o natal está associado a Papai Noel.  Aquele bom velhinho que premia no final do ano, todas as pessoas que tiveram um bom comportamento; principalmente, as criancinhas.

        Ao visitarmos as pessoas, nossos amigos e familiares; encontramos em suas casas árvores de natal e nelas quase sempre, existe um papai noel.  Raramente, encontramos uma lapinha, um presépio com o menino Jesus.

        A cidade de Recife-PE, tem por tradição adornar as principais ruas do Centro Comercial. Esta decoração, torna o clima natalino mais convidativo as compras.  É um artificio usado pelos comerciantes para atrair os consumidores.

        Este ano, a decoração do Centro de Recife foi de uma pobreza que, você tem que procurar saber, em quais ou qual rua, foi adornada em comemoração ao natal.

        Seja qual for a cidade em que você esteja; a decoração gira em torno de Natal e Papai Noel.  As propagandas nas revistas, nos rádios, nos jornais, na televisão, na internet trazem sempre o bom velhinho, convidando as pessoas para irem as compras.  Papai Noel, decididamente está associado ao natal.

        Mas, o que é o Natal em sua essência? O Natal é só Papai Noel?  O Natal é consumir roupas, presentes, bebidas, comidas, ... ?

        Claro que Não.  O Natal representa o nascimento de Jesus Cristo!  O dia 25 de Dezembro é consagrado ao nascimento do menino Jesus.  O governador da Terra.  O Espírito mais evoluído do planeta.
O único Homem que serve de Modelo para tudo.

        O Natal é Jesus.  É fraternidade. É solidariedade. É amor!  É a confraternização entre os povos que, não basta vivenciar apenas no mês de dezembro ou no dia de natal; mas, vivenciar esta metamorfose de paz, de harmonia, de equilíbrio, de confraternização, de solidariedade, de muito amor.  Sempre!

        Tem grupos de pessoas que nesta época, se juntam e doam alimentos, presentes, roupas,... E algumas pessoas as criticam, porque elas só fazem isto na época de natal.  Graças a Deus, que elas fazem isto na época do natal.  Pior seria se jamais fizessem, praticassem este ato de amor.  Elas estão se iniciando na prática do amor, da fraternidade, da solidariedade, ... Mais na frente, farão deste ato de amor, um hábito; um roteiro de vida!  E outras pessoas, outros grupos, se iniciarão também.  Você já se iniciou nesta prática; ou está vivendo um natal de consumismo, de forma isolada?

        O Natal, é para ser vivenciado todos os dias do ano. Não apenas no mês de dezembro ou no dia 25 de dezembro.  Natal é Jesus.  Jesus é sempre! Jesus é Eterno.

        As cidades, os comerciantes, podem até continuar a usarem o bom velhinho Papai Noel, nas suas propagandas consumistas.  Atraindo as pessoas para fazerem suas compras.  Mas, têm a obrigação de lembrarem a sociedade que Natal, representa e é, o nascimento de Jesus Cristo que veio ao mundo em corpo carnal,  para reciclar a humanidade, para pregar a prática do bem, principalmente do perdão e da caridade.

        Vamos colocar faixas nas ruas, parabenizando o aniversariante do mês de dezembro - Jesus Cristo de Nazaré!  Vamos voltar a construir os presépios, lembrando o nascimento do menino Jesus!

        Vamos fazer mais que tudo isto; vamos ser solidários as pessoas.  Vamos conversar com elas.  Saber sobre seus problemas, suas dores, suas perturbações.  Vamos procurar saber onde e como podemos ser útil a alguém!  Vamos saber quais são as necessidades destas pessoas e vamos buscar ajuda para elas.  Isto é natal.  Isto é Jesus em ação.

        Na noite do Natal, antes do jantar, convide Jesus o aniversariante da noite, para participar da sua Ceia de Natal.  Reúna a família e seus convidados, se os tiver, em torno da mesa, sentados.  Faça uma prece e agradeça a Deus e a Jesus, por suas conquistas, pela saúde, pela paz, pela estabilidade da família, das pessoas e do "mundo".  Fale com Deus e Jesus, sobre seus problemas, suas dores e preocupações; seus projetos para o novo ano e suas perspectivas.  Peça apoio, amparo, proteção, para você e para a humanidade.  Abra o evangelho de Jesus, com os olhos fechados.  Leia a lição na página em que você abriu. Faça um breve comentário, passe a palavra para que outras pessoas, possam se reportar sobre a lição.  Em seguida, alguém fará a prece final de encerramento.  E vamos comer e beber, em homenagem ao aniversariante Jesus.
     
        Se souber que entre suas amizades, ou nas proximidades da sua casa, existe alguém carente de ajuda, mesmo que você não a conheça.  Aproveite a oportunidade do natal, para se iniciar na caridade.  Isto agrada Jesus.  Ele ficará contente em saber que nesta noite, conseguimos fazer alguém feliz.  Leve para estas pessoas qualquer ajuda.  Roupas, alimentos, dinheiro,... o que lhe for possível. Jesus não quer sacrifício, cada um ajuda como pode e quando pode.

        Para finalizar, quero deixar claro que nada tenho contra Papai Noel; muito pelo contrário, devemos continuar cultivando entre nossos filhos a figura do bom velhinho que premia os meninos bons. Ato continuo, temos a obrigação de esclarecer aos nossos filhos o que representa o natal.  Jesus.

        Aqui vai uma historinha.  Adulto é que nem criança.  Adora uma historinha :

        Um senhor, sonhou que Jesus viria jantar com ele, naquela noite de natal.
        Este senhor, ficou preocupado; pois, sua casa, suas acomodações não eram dignas de receber Jesus.          Ele não tinha se quer, uma comida de qualidade para oferecer a Jesus.  Mas, o que fazer?

        Ao amanhecer do dia. Limpou toda casa. Juntou os trocados que tinha e comprou o necessário, para um simples jantar.  Preparou tudo com muito amor e carinho.  Tudo estava pronto.  Agora era só esperar.

        Passou-se o dia e chega a noite.  O homem sentou-se em sua pequena sala e ficou a esperar. Impaciente, achou que tudo não passou de um simples sonho.  Que Jesus não viria jantar com ele, naquela noite de natal.  Mesmo porque, era noite de natal e Jesus, deveria ter algo mais importante para fazer, do que está ali com ele.  De repente pegou no sono, a espera estava sendo longa.

        Acordou com alguém batendo a porta.  Foi imediatamente abrir a porta, pensando que fosse Jesus.  Para sua decepção era um velhinho faminto.
        - Boa noite, o Senhor pode ajudar um pobre velhinho que está com fome e sede nesta noite de natal?

        O homem pensou: Puxa!  E agora.  Eu vou mexer no Jantar que preparei para Jesus?  Mas, já tem tão pouco!  Pensou.  Pensou e pensou. É vou retirar um pouco, de qualquer maneira Jesus não se incomodaria.

        Solicitou que o velhinho entrasse em sua casa e preparou-lhe uma pequena parte dos alimentos.
        O velhinho se alimentou, agradeceu por tudo, o abençoou e partiu, ...

        O homem refez a mesa posta e continuou a esperar por Jesus.  Passou-se um certo tempo e eis que alguém bate a sua porta.  Levantou-se e foi atender.  Não era Jesus.  Era uma senhora, mau agasalhada naquela noite fria de neve.

        -  Moço, pelo amor de Deus e de Jesus.  Socorra-me.  Morro de frio de de fome; preciso da sua ajuda!
        O senhor mais uma vez, ficou pensativo:  E agora! Vou mexer de novo nos alimentos que preparei para Jesus?  E quando Ele chegar?  Não vai ter mais nada.

        Após pensar um pouco.  Solicitou que aquela senhora entrasse; pois, iria lhe preparar o necessário.
        A mulher entrou e foi muito bem atendida.  Agradeceu e se retirou abençoando aquela casa, ...

        O homem refez mais uma vez, toda mesa. E ficou no aguardo de Jesus.  Cochilou.  Dormiu,...
        Mais uma vez, batem em sua porta.  Pensou:  Desta vez é Jesus!  Abriu a porta e desta vez, era uma criança.  Um menino.
        A criança tremia de frio.  Mau vestida.  Olhos fixos no senhor, solicitou abrigo por aquela noite.
O homem não pensou duas vezes, solicitou que o garoto entrasse. Acolheu a criança.  Alimentou, agasalhou e deu-lhe um lugar para dormir.  Após, continuou a esperar por Jesus, embora, aquela altura, houvesse pouco alimento para o jantar.

        O senhor esperou, esperou, esperou, ... Cochilou, cochilou e dormiu, ...
        Sonhou que estava em um lugar bem bonito, bem simples, onde muitas pessoas aguardavam para falar com Jesus.  Estavam comemorando o aniversário de Jesus. Era Natal!  Todos estavam felizes.  De repente, eis que anunciam a presença de Jesus!

        As pessoas formaram duas colunas.  Jesus vem caminhando entre estas duas colunas humanas. Tocando as pessoas e conversando mente a mente com elas.  Incrível.  Jesus mantinha um diálogo de forma individual, com todas as pessoas ali presentes, simultaneamente, ao mesmo tempo.  Ninguém, ficou sem falar com Jesus.    
        Todos sorriam, era alegria só!  Caia sobre todos uma chuva prateada.  Eram bençãos bondosas e infinitas de amor, de paz, ... Jesus deixou para todos uma mensagem de paz, de amor, de fé e esperança.  Jesus se despede da multidão.  E como que por um encanto, sumiu entre os nossos olhos.

        No diálogo que tive com Ele.  Eu perguntei por que Ele, não foi jantar comigo em minha casa. E ele me disse que, por três vezes, esteve comigo e foi muito bem recebido. Falou que na terceira vez, pernoitou na minha casa.  Ele esteve comigo, por três vezes.  Na condição de um velhinho, de uma senhora e de uma criança. E me lembrou:  "Quando fazeis a um destes pequeninos, é a mim que o fazes". E agradeceu por minha bondade.

        O senhor acordou maravilhado.  Orou, agradeceu a Jesus e foi acordar a criança que havia pernoitado em sua humilde casa.  Para seu espanto, a crianaça havia sumido. Embora a casa estivesse com as portas fechadas.

        Esta história é de autoria desconhecida e foi por mim adaptada.

        Feliz Natal!  Muita Paz!

        E. Valentin
     
        edivaldovalentin59@hotmail.com

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

TÓPICOS EDUCATIVOS - 10

        Conhecimento de si mesmo


        919 - Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?

        "Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo."

        a) - Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo.  Qual o meio de consegui-lo?

        "Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar.  Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma.  Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo-de-guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria.  Dirigi, pois, a vós mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tendes feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstância, sobre se fizestes alguma coisa que, feita por outrem, censuraríeis, sobre se obrastes alguma ação que não  ousaríeis confessar.  Perguntai ainda mais:  Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo  dos espíritos, onde nada pode ser ocultado?

        "Examinai o que pudeste ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos.  As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precise ser curado.  "O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual.  Mas, direis, como há de alguém julgar a si mesmo?  Não está aí a ilusão do amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis?  O avarento se considera apenas econômico e previdente; o orgulhoso julga que em si só há dignidade.  Isto é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos.  Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa.  Se a censurais noutrem, não na podereis ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas medidas na aplicação de sua Justiça.  Procurai também saber o que dela pensam os vossos semelhantes e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos, porquanto esses nenhum interesse têm em mascarar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao vosso lado como um espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza do que faria um amigo.

         Perscrute, conseguintemente, a sua consciência aquele que se sinta possuído do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pendores, como do seu jardim arranca as ervas daninhas; dê balanço no seu dia moral para, a exemplo do comerciante, avaliar suas perdas e seus lucros e eu vos asseguro que a conta destes será mais avultada que a daquelas.  Se puder dizer que foi bom o seu dia, poderá dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida.

        "Formulai, pois, de vós para convosco, questões nítidas e precisas e não temais multiplicá-las.  Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna.

        Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar haveres que vos garantam repouso na velhice?
        Não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, o fim que vos faz suportar fadigas e privações temporárias?

        Pois bem!  Que é esse descanso de alguns dias, turbado sempre pelas enfermidades do corpo, em comparação com o que espera o homem de bem?

        Não valerá este outro a pena de  alguns esforços?  Sei haver muitos que dizem ser positivo o presente e incerto o futuro.  Ora, esta exatamente a ideia que estamos encarregados de eliminar do vosso íntimo, visto desejarmos fazer que compreendais esse futuro, de modo a não restar nenhuma dúvida em vossa alma.  Por isso foi que primeiro chamamos a vossa atenção por meio de fenômenos capazes de ferir-vos os sentidos e que agora vos damos instruções, que cada um de vós se acha encarregado de espalhar.

        Com este objetivo é que ditamos  O Livro dos Espíritos."

     
        Santo Agostinho

        Do "Livro dos Espíritos" - de Allan Kardec



        Comentários :   O teor acima, está inserido no "Livro dos Espíritos - de Allan Kardec", na questão de nº 919 - Esta obra, foi elaborada através de perguntas efetuadas pelo pesquisador Allan Kardec e as respostas para estas perguntas, foram dadas, foram concedidas, pelos Espíritos Superiores.

        As perguntas eram realizadas de diversas maneiras, diversas formas.  E as respostas, foram obtidas, não só através de um espírito; mais, por vários Espíritos de alta envergadura, de superioridade intelectual e moral.

        Esta questão, por exemplo, a de nª 919 - do Livro dos Espíritos - de Allan Kardec - ora acima comentada; vem recomendada pelo Espírito Santo Agostinho.  No início da resposta ao questionamento, de Allan Kardec, Ele, Santo Agostinho, recomenda que, "Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra ..."  E ai Ele fala sobre suas reflexões, realizadas por Ele, ao fim de cada dia. Pela noite, antes de deitar-se para dormir.

        Santo Agostinho, questionava a se mesmo, como foi todo o transcorrer de seu dia.  Se construiu obras ou destruiu.  Se fez caridade, se foi fraterno, se foi paciente, se foi tolerante, se foi solidário.  Se praticou o perdão; se semeou a felicidade entre os irmãos; ou se os prejudicou com o seu comportamento, com suas atitudes.  Santo Agostinho, perguntava a se mesmo; se tudo aquilo que fazia no transcorrer do dia, para com as pessoas.  Se as pessoas praticassem, com relação a Ele, com Ele, Santo Agostinho.  Se Ele estaria satisfeito.  Se Ele não estivesse satisfeito, certamente, as outras pessoas, também, não ficarião satisfeitas.

        Sendo assim, o teor acima não deve apenas ser lido.  Deve ser refletido.  Que façamos uma reflexão sobre todo o teor da Questão 919 do Livro dos Espíritos.  Que possamos nos esforçar, para seguir estes ensinamentos de Santo Agostinho.

        Toda esta prática, é possível de realizarmos; mesmo porque, algum dia, já perdoamos, já fomos caridosos, pacientes, tolerantes, solidários, fraternos.  Já renunciamos, ...  O que nos falta, é a coragem, para fazermos de tudo isto, um roteiro de vida.  Um hábito.  Praticar tudo isto, sempre.

       Portanto, o nosso melhoramento é possível.  Com todo respeito aos meus irmãos em Cristo; só depende de nós; basta nós queremos. Sendo assim, que seja a partir de agora, ...

     
        E. Valentin
        edivaldovalentin59@hotmail.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CAMPANHA FRATERNAL - COMPANHIA DE JESUS - 2011/2012

        Campanha Fraternal - Um Ato de Amor!



        A Campanha Fraternal, é um ato de amor, de caridade; para com nossos irmãos em Cristo, menos favorecidos. Nas segundas 5ª feiras de cada mês e no quarto domingo de cada mês; estaremos nos reunindo, para levarmos alimentos, para os nossos irmãos que moram nas ruas ( Cais de Santa Rita, Rua do Imperador, Praça 17, Rua Duque de Caxias, Pracinha (Praça do Diário), Rua Nova, Rua da Palma, Praça Joaquim Nabuco, Rua da Imperatriz, Av. Conde da Boa Vista, Camboa do Carmo, ...)  do centro do Recife.

        Nas segundas 5ª feiras de cada mês, levaremos café, leite, água, munguzá, arroz doce, sopa, pão, bolacha, amor, carinho, preces, ... para aquelas pessoas que residem nas ruas do Centro do Recife.

        Nos reuniremos na Av. São Paulo, Nº 305/331, Conjunto Residencial Governador Osvaldo Cordeiro de Farias, no Bloco "F", Aptº 101, Bairro de Jardim São Paulo - precisamente às 19:00 horas, quando inciaremos a leitura do Evangelho de Jesus, para prepararmos e sairmos às ruas, ...

        Quem por caridade, amor e carinho quiser participar, com doações de alimentos e ou fazendo a caminhada nas ruas entregando os alimentos, basta dirigir-se ao endereço acima citado, nos dias e horários já definidos. Qualquer outra informação, procurar Edivaldo Valentin, através do celular de nº 8602- 1797  ou no e-mail edivaldovalentin59@hotmail.com.

       Nos quartos domingos de cada mês, levaremos frutas ( melão, melancia, banana, laranja ), pães dôce, sucos, leite, água, café,  para alimentar os nossos irmãos nas ruas no Centro do Recife.

        Nos quartos domingos de cada mês, nos encontraremos no endereço já acima citado, no horário das 07:30 horas da manhã, quando iniciaremos a leitura do Evangelho de Jesus, como preparação para fazermos a caminhada nas ruas do Centro do Recife, alimentando nossos irmãos carentes.

        As doações dos alimentos, se possível, devem ser realizadas, um dia antes da Campanha Fraternal; para que possamos prepará-los. O local da doação, é no endereço já acima citado.  Av. São Paulo, 305/331, Aptº 101, Bairro de Jardim São Paulo, Recife-PE.  Ponto de referência- Colégio 2001.



        DIAS DAS CAMPANHAS:



Ano de 2.011.


Dia 08.12.11 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia 24.12.11 - Sábado - 19:00 horas - Véspera do Natal

Dia 31.12.11 - Sábado - 19:00 horas - Véspera de Ano Novo

* Nestas Campanhas Fraternais, véspera de Natal e véspera de Ano Novo, além de levarmos os alimentos normais, já estabelecidos.  Levaremos ainda, alimentos típicos da época; ou seja, bolo, refrigerante, panetone, ... E  presentes para as crianças, se houver doações de presentes.



Ano de 2.012 - 1º Semestre


Dia 12.01.12 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia 22.01.12 - Domingo - 07:30 horas ( Manhã )

Dia 09.02.12 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia  26.02.12 - Domingo - 07:30 horas ( Manhã )

Dia 08.03.12 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia 25.03.12 - Domingo - 07:30 horas ( Manhã )

Dia 12.04.12 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia 22.04.12 - Domingo - 07:30 horas ( Manhã )

Dia 10.05.12 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia 27.05.12 - Domingo - 07:30 horas ( Manhã )

Dia 14.06.12 - 5ª Feira - 19:00 horas

Dia 24.06.12 - Domingo - 07:30 horas ( Manhã ) 

* Neste dia 24.06.12 - Dia de São João, além dos alimentos de sempre, acrescentaremos algumas comidas típicas da época do São João - Milho Cozinhado - Pamonhas - Canjicas, Bolos, ... 
   
* Participe de alguma forma deste ato de amor.  Quer doando os alimentos.  Quer caminhando pelas ruas, fazendo a entrega dos alimentos.  As pessoas necessitadas antecipadamente agradecem.

* Não existe ninguém tão pobre, que nada tenha para doar.  E não existe ninguém tão rico, que de algo, não precise receber! Que Deus nos abençoe, hoje e sempre. 

        Muita Paz!

        E. Valentin

        edivaldovalentin59@hotmail.com